A 4ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR), da Polícia Civil, cumpriu no final da tarde desta quinta-feira (19/05/22), um mandado de busca e apreensão em uma clínica médica no bairro Garcia, em Blumenau. O local é suspeito de vender irregularmente medicamentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a Polícia Civil, o médico investigado é servidor efetivo da Secretaria de Promoção da Saúde (SEMUS), e estava direcionando pacientes à sua clínica particular para vender medicamentos receitados por ele que poderiam ser obtidos gratuitamente através do SUS. Esse tipo de procedimento configura hipótese de corrupção passiva.
Os pacientes teriam relatado que o médico alegava que a medicação não era fornecida pelo SUS e a única forma de obtê-lo seria através de uma clínica particular, quando indicava a própria. Ele passava o nome da secretária e o número de telefone para a compra da medicação.
Uma paciente teria dito que durante a consulta na policlínica o profissional de saúde chegou a afirmar que “o SUS quer mais que velho morra”. A Vigilância Sanitária participou da diligência junto com a Polícia Civil e autuou a clínica por venda irregular de medicação, apreendendo alguns medicamentos.
As investigações continuam para identificar outros pacientes que teriam sido coaptados e direcionados da rede pública de saúde para a clínica particular.