Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em clínica médica de Blumenau

O local está sendo investigado por suspeita de venda irregular de medicamentos a pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS.

Foto: Polícia Civil de Blumenau

A 4ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR), da Polícia Civil, cumpriu no final da tarde desta quinta-feira (19/05/22), um mandado de busca e apreensão em uma clínica médica no bairro Garcia, em Blumenau. O local é suspeito de vender irregularmente medicamentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Polícia Civil, o médico investigado é servidor efetivo da Secretaria de Promoção da Saúde (SEMUS), e estava direcionando pacientes à sua clínica particular para vender medicamentos receitados por ele que poderiam ser obtidos gratuitamente através do SUS.  Esse tipo de procedimento configura hipótese de corrupção passiva.

Foto: Polícia Civil de Blumenau

Os pacientes teriam relatado que o médico alegava que a medicação não era fornecida pelo SUS e a única forma de obtê-lo seria através de uma clínica particular, quando indicava a própria. Ele passava o nome da secretária e o número de telefone para a compra da medicação.

Uma paciente teria dito que durante a consulta na policlínica o profissional de saúde chegou a afirmar que “o SUS quer mais que velho morra”. A Vigilância Sanitária participou da diligência junto com a Polícia Civil e autuou a clínica por venda irregular de medicação, apreendendo alguns medicamentos.

As investigações continuam para identificar outros pacientes que teriam sido coaptados e direcionados da rede pública de saúde para a clínica particular.

Foto: Polícia Civil de Blumenau