quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioGeralPM de Blumenau recebe novas carabinas e imprensa é convidada a experimentar...

PM de Blumenau recebe novas carabinas e imprensa é convidada a experimentar as armas

 

Por Claus Jensen, com imagens de Marlise Cardoso Jensen

O 10° Batalhão da Polícia Militar (BPM) recebeu oficialmente na tarde desta terça-feira (21/08/18), dez carabinas táticas Taurus calibre 40. O novo armamento foi adquirido através de verba destinada pela 3ª Vara Criminal de Blumenau e passou a ser usado pela radiopatrulha.O dinheiro vem da aplicação das penas restritivas de direitos, substitutivas às privativas de liberdade. Nesse caso normalmente são aplicadas multas aos réus de crimes com menor potencial.

 

 

As carabinas pesam cerca de 3 kg (descarregadas) e 700 g a mais com as 30 munições acondicionadas em carregadores de aço. Para você ter uma ideia, um tiro chega a ter precisão de 150 metros e alcance máximo de 1,5 Km.

No ato de entrega estavam presentes três veículos de imprensa (apesar de todos terem sido convidados), o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Jefferson Schmidt, e dois representantes do poder judiciário. Além da assessora jurídica Ana Paula Benevenutti, estava o juiz de direito substituto da 3ª Vara Criminal, Josmael Rodrigo Camargo, que explicou como funciona o processo.

 

 

Camargo disse que há um chamamento público de 30 dias, quando as instituições interessadas na verba apresentam seus projetos. “Geralmente são escolas que pedem instalações de ar condicionado, parquinhos ou equipamentos para crianças, além das APAES. Com esse projeto, nós encaminhamos ao Ministério Público, que dá um parecer e realizamos uma audiência pública para decidir qual deles (projeto) oferece o melhor retorno para a sociedade”, comenta o magistrado. Segundo ele, antes era feita uma petição direta à um juiz, que dava esse parecer. “Depois dos recursos liberados, há um tempo para que a realização da obra ou compra do equipamento, e depois temos que comprovar a aplicação do dinheiro”.

O juiz explicou que a petição desse armamento foi encaminhada ao Ministério Público no começo desse ano e logo depois liberado, quando informaram ao comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar. Mas a compra das carabinas é um processo mais complexo que exige o aval do exército. Depois de quatro meses, finalmente foi liberada a aquisição.

 

3° sargento da PM e instrutor Marcos Joel Niues Luiz

 

Os policiais que irão utilizar as carabinas já foram capacitados pelo 3° sargento da PM e instrutor Marcos Joel Niues Luiz, que já integrou a Força Nacional. Depois do ato oficial de entrega, os três veículos de imprensa que cobriram foram convidados a conhecer o armamento melhor no local de treino, instalado no Clube de Caça e Tiro Blumenauense, na Rua Itajaí, bairro Vorstadt.

Nies explicou o funcionamento e deu um perfil histórico da carabina. Esse material foi disponibilizado em vídeo para quem quiser conhecer um pouco mais. Representando OBlumenauense, esteve nossa colaboradora Marlise Cardoso Jensen, que também recebeu instruções.

 

 

Foto com Marlise Cardoso Jensen (OBlumenauense) tiradas por Jefferson dos Santos (Notícias Vale do Itajaí)

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS