Ocorre nesta segunda-feira (16/5/16), a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem). O evento será realizado às 10h no Salão Nobre da Prefeitura e contará com a presença de representantes de diversas entidades ligadas ao setor econômico do município, além do prefeito Napoleão Bernardes.
O Pedem vem sendo elaborado desde o início do ano, quando se decidiu dividir as ações em cinco eixos estratégicos: saúde, cadeia têxtil, eletrometalmecânica, comércio e tecnologias da informação e comunicação.
Depois da apresentação oficial do Plano, começam as ações para colocar as ideias em prática. O plano de ação e o diagnóstico de cada um dos eixos está disponível no site da Prefeitura, clicando aqui.
Eixo 1 – Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Principais ações previstas:
– Mapear competências e levantar carências de cursos e mão de obra especializada
– Criar cursos de formação na área (graduação, tecnólogos e seqüenciais de curta duração)
– Promover a integração do mercado com universidade
– Incentivar cursos de mestrado e doutorado
– Articulação de iniciativa privada e poder público para melhoria da logística, qualidade de vida e valor de mercado
– Divulgar o município como polo (Vale do Software)
– Criar/unificar eventos de TIC no calendário anual
Eixo 2 – Eletrometalmecânica
Principais ações previstas:
– Aproximar universidades do setor produtivo, com adequação de grade curricular de acordo com o mercado
– Integrar a cadeia produtiva
– Realizar eventos que fortaleçam a indústria e fomentem novos negócios
– Agilidade e padronização na regulamentação de licenças e certificados
– Disponibilizar mestrado e doutorado focados no setor
– Qualificar o empresário
– Desenvolver a cultura bilíngue
– Estruturação dos distritos industriais
Eixo 3 – Cadeia Têxtil
Principais ações previstas:
– Promover campanha institucional da Marca SC (Blumenau)
– Qualificar profissionais
– Criar laboratório de tendências na universidade
– Estruturar um polo de design
– Participar e promover eventos em nível nacional
– Instalar em SC uma escola referência em marketing
– Criar cursos em branding
– Atrair marcas que usam tecnologia de ponta
– Participar de feiras internacionais
– Fortalecer o associativismo
Eixo 4 – Comércio
Principais ações previstas:
– Urbanizar a cidade para as pessoas
– Incentivo a edificações mistas
– Atrair consumidores e fortalecer o turismo
– Modernização do comércio
– Qualificar comerciantes e comerciários
– Incentivar empreendedorismo nas escolas
Eixo 5 – Saúde
Principais ações previstas:
– Criação de novos cursos de pós-graduação e mestrado
– Promover a inovação do setor
– Criar política para desenvolvimento industrial na área
– Alinhar educação com necessidades do mercado
– Criar novas áreas de lazer e incentivar a mobilidade ativa
– Desenvolver rede de apoio a pacientes de outras cidades
– Investir em programas de prevenção e promoção da saúde
– Mapear oportunidades de captação de recursos
Por Julimar Pivatto, SECOM / Blumenau