Por Karin Bendheim
Assim como na vida pessoal, o planejamento financeiro das empresas é essencial para o sucesso dos negócios. Por meio dele é possível alcançar o objetivo estratégico da empresa, que, em geral, está relacionado à lucratividade. Para isso é necessário realizar o acompanhamento do planejamento e toda equipe deverá estar engajada no processo. Para o consultor em Gestão Estratégica e Financeira, Roberto Machado, da SBA Consultores Associados, um bom planejamento evitará surpresas em relação ao resultado mensal, ao fluxo de caixa e, principalmente, ao valor do negócio.
Nesse período do ano, fevereiro, o planejamento já deveria estar pronto, mas quem ainda não o fez, o consultor explica que ainda é possível realizá-lo. Para isso, Machado ressalta alguns pontos essenciais para escrever e colocar o planejamento em prática, além de abordar erros cometidos por algumas organizações. “As orientações valem para os dois casos: quem ainda não o fez, pode partir dessas dicas e quem já está com o planejamento financeiro em mãos, pode aproveitar para revisar e verificar se há algum ponto a ser melhorado”, explica.
Abaixo, Roberto Machado destaca os pontos importantes que as empresas devem estar atentas para garantir o sucesso.
Primeiro passo
Para realizar o planejamento financeiro da companhia, o primeiro passo é definir o Sponsor do projeto, ou seja, o patrocinador ou promotor, que em geral é o presidente da empresa. ATENÇÃO! As empresas têm cometido erros nesta escolha, delegando esta responsabilidade a níveis não compatíveis com esta responsabilidade. Na sequência, é preciso escolher o responsável pela organização e consolidação das informações. Neste caso sugerimos a diretoria financeira, não somente pela familiaridade com administração de números e dados, mas também pela necessidade de geração de relatórios gerenciais que expressem as projeções financeiras da empresa.
O desafio da integração
Conectar o planejamento estratégico da empresa ao planejamento operacional, de vendas, de investimentos e ao planejamento financeiro tem sido o maior desafio dos presidentes, diretores e executivos em geral. Entretanto é preciso lembrar que o envolvimento dos principais recursos de diferentes áreas é de extrema importância para o sucesso do planejamento. Além disso, toda a equipe envolvida deverá estar 100% conectada ao plano estratégico da companhia. Portanto, preze pela integração.
Pense para daqui a cinco anos
O planejamento deverá ser desenhado mês a mês para o ano corrente. Por meio dele, deve-se buscar uma visão dos próximos cinco anos, isto é, o ano atual e mais quatro futuros. DICA: partir sempre de um objetivo estratégico macro, que normalmente é o lucro operacional da empresa (conhecido como Ebitda) esperado para o ano corrente e futuros.
Revise sempre
Considerando o momento atual da economia, as revisões deverão ser realizadas a cada mês por meio do acompanhamento do orçamento. Lembre-se de trabalhar sempre com as principais variáveis da empresa e do mercado para poder, ao longo do caminho, identificar onde é possível ajustar o plano para atingir o objetivo estratégico macro. A identificação de variações o mais rápido possível irá facilitar no ajuste da rota para alcançar o propósito.
Redução de custos
Redução de custos continuará sendo uma das expressões mais utilizadas em 2017, por isso, ao iniciar o planejamento é fundamental executar a revisão da estrutura organizacional da companhia, extraindo os líderes para a execução do planejamento em diferentes áreas do negócio. Neste momento, inicia-se um processo de rever as funções e atividades, quando, normalmente, encontra-se a possibilidades de redução de custos já na própria estrutura.
O segundo passo é iniciar, em cada departamento, o orçamento operacional, desde a estrutura de pessoas até os gastos em despesas e investimentos de cada área. Nesta etapa surgem oportunidades de rever as despesas e a forma de execução de alguns processos.
Outros pontos a serem revistos são: estrutura de produto, custo das matérias primas, políticas de estoque e prazos de pagamento a fornecedores. Na a área comercial é preciso rever os gastos com marketing, Trade Marketing, comissões, estrutura e preço de venda e políticas de crédito.
Lembre-se! Faça uma varredura pela empresa e você encontrará oportunidades de redução de custos e/ou ganho de rentabilidade.
Para finalizar, Roberto Machado explica que para facilitar todo esse processo é importante dar atenção a Modelagem Financeira, pois nela todas as informações do negócio são consolidadas, permitindo simulações e ajustes de maneira bem simples do conjunto de informações e do resultado do planejamento.
“Sugerimos a contratação de profissional experiente nesta área, que poderá desenvolver esta ferramenta e auxiliar no processo de decisão e consolidação das informações. O que observamos é que as empresas têm contratado consultores para execução do planejamento, o que tem garantido bons resultados”, afirma.