Planejamento estratégico mostra que atuação em cenários tidos como desfavoráveis é possível

planejamento-estrategico

O termo não é novo, mas muitas empresas insistem em achar o planejamento estratégico desnecessário. A verdade é que, quando bem utilizado, o plano traz um diagnóstico de como a empresa está no mercado, quais suas competências e fragilidades, permitindo que o sucesso seja alcançado até em cidades cujo cenário parece desfavorável para iniciar um negócio. Recentemente, Blumenau apareceu apenas na 74ª posição de um ranking que lista as melhores cidades para investimento no Brasil.

O levantamento foi realizado em 293 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, onde 27 indicadores foram avaliados. O resultado mostrou que as terras blumenauenses não parecem mais tão férteis. Contudo, de acordo com o diretor da Magnus Consultoria, Magnus Wolfram, não existem mercados saturados. Ele explica que para uma empresa ganhar destaque entre os concorrentes é preciso inovar e focar na visão e na missão da empresa. “Os empresários devem saber como e aonde querem chegar. Por isso, é fundamental conhecer, entender e agir aproveitando as oportunidades, sempre alinhado aos valores da empresa, mostrando que a organização é flexível e se adapta às adversidades”, esclarece.

Para que novos negócios vejam Blumenau como uma aposta e para dar esperança àqueles que já investem na cidade, Wolfram elenca três características que uma empresa deve ter para ser destaque em um mercado visto como desfavorável:

Assertividade: as ideias precisam ser transformadas em planos e colocadas em ação no tempo e local adequado. É importante que tanto os gestores quanto os liderados tenham uma visão clara dos objetivos da empresa e das ações que devem ser tomadas.

Uso racional dos recursos: o uso racional dos recursos, sejam eles financeiros, de capital humano ou naturais, contribui de forma direta pra que a organização tenha maior aproveitamento de todos. Isso permite oferecer preços mais competitivos para o mercado e se revelar como uma empresa sustentável e preocupada com a sociedade em que está inserida.

Mudança de hábitos: o bom humor e a alegria despertam a criatividade, facilitando os processos de inovação e aumento da produtividade, gerando resultados inesperados.

Texto: Sabini Roncaglio