terça-feira, 13 abril 2021
Início Geral PET Vigilância em Saúde participa do movimento Novembro Azul

PET Vigilância em Saúde participa do movimento Novembro Azul

O Programa de Educação pelo Trabalho – PET Vigilância em Saúde da FURB, em convênio com o Ministério da Saúde e munícipio de Pomerode, participam do movimento Novembro Azul. Esta é uma campanha para alertar e esclarecer os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, proposta pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Mesmo o programa PET Vigilância em Saúde tendo seu foco na Vigilância aos Fatores de Risco de Doenças Crônicas – Diabetes e Hipertensão arterial e Saúde do trabalhador e trabalhadora, considera o espaço da Universidade  como um local privilegiado para orientar a todos.

O foco deste mês é a saúde do Homem, que foge dos profissionais de saúde e nem pode ouvir falar em exame preventivo de câncer de próstata. Os alunos e profissionais do serviço, preceptores petianos do Vigilância em Saúde – Pomerode,  estarão participando dos grupos de pessoas com doenças crônicas nas Unidades de Saúde do município, passando a informação:

Fatores de risco

Segundo a a professora Carmen Liliam Baptista, coordenadora do programa PET Vigilância em Saúde, existem alguns fatores de risco para a ocorrência do câncer de próstata, em homens com mais de 40 anos, tais como: obesidade, sedentarismo, o uso de álcool e cigarro, dieta rica em gordura saturadas (de origem animal) e pobre em fibras.

“Você tem fatores de risco importantes para desenvolvimento da doença, portanto ainda é um candidato ao exame de sangue de PSA, que somente se este estiver alterado você deverá procurar um urologista” alerta a professora.

Para a professora Carmen Liliam Baptista, ainda é tempo de fazer uma mudança no estilo de vida, como comer adequadamente, controlar o peso, beber com moderação, limitar o uso de açúcar e sal, não fumar e praticar exercícios físicos. “Em geral, recomenda-se uma dieta com baixos níveis de gordura animal, rica em fibras, frutas, vegetais e grãos, para prevenir o Câncer de Próstata”, disse ela.

via FURB

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS