Pesquisa vai traçar o perfil de deslocamento do blumenauense

Onibus-Piracacicabana_12-02-17

 

Até o mês de setembro a Prefeitura de Blumenau promove uma pesquisa técnica para verificar qual é o perfil de deslocamento dos usuários de trânsito em todos os bairros do município. O levantamento, intitulado “Pesquisa Origem Destino Domiciliar 2016“, vai traçar um panorama atual das principais variáveis de locomoção dos blumenauenses para auxiliar na elaboração de estratégias públicas.

Os resultados obtidos vão contribuir com a criação de uma base de dados para o abastecimento de um sistema informatizado de planejamento urbano e de transportes, integrado ao Programa BID-Blumenau. Os trabalhos serão conduzidos pela equipe técnica da Secretaria de Obras, contando com recursos viabilizados por meio de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A pesquisa acontecerá por amostragem de domicílios, que serão escolhidos aleatoriamente a partir de sorteio. Pesquisadores certificados deverão ouvir ao todo cerca de 20 mil pessoas, em visita a mais de quatro mil residências. As atividades terão sequência até setembro, sendo interrompidas apenas no mês de julho, devido ao período atípico de férias escolares.

Realizadas apenas pessoalmente, as entrevistas poderão ser programadas pelos moradores por meio de agendamento prévio e contarão com métodos de confirmação para autorizar a visita à residência. Todo pesquisador portará colete e crachá com foto para identificação, além de um código de segurança associado a cada formulário.

Dados serão tratados com sigilo

Além de indicadores socioeconômicos, o questionário buscará conhecer quais são os principais hábitos de deslocamento de todos os moradores de cada residência selecionada. Serão verificados fatores simples, tais como o tempo médio gasto em viagens de trânsito, os principais trajetos e os tipos de transportes mais utilizados no dia a dia, entre outras informações.

As respostas serão computadas de modo sigiloso, sem a vinculação de nome ou de quaisquer dados pessoais dos entrevistados. No caso de dúvidas sobre o conteúdo, métodos ou objetivos da pesquisa, a comunidade pode contar com suporte direto pelo telefone 0800 646 2679 ou e-mail pesquisaod@blumenau.sc.gov.br.

Por Denisse Lopes, SECOM / Blumenau