Fotos e dados: Alcione Alvim da Silva| OBlumenauense
Quem passou pela BR-470, no km 31, na frente da Churrascaria do Toni em Gaspar, pode ter sido parado pela PRF, para responder a uma pesquisa que o DNIT está fazendo. A ação estava acontecendo na manhã desta quinta-feira (5/).
Haviam pessoas às margens da rodovia falando com os motoristas, e outros que registravam as características dos veículos que passavam na BR-470, utilizando um aplicativo no tablet. Por exemplo, se passava um caminhão com três eixos, eles clicavam num botão correspondente a três eixos e assim por diante.
Conversamos com um dos coordenadores da ação local, que faz parte de uma empresa contratada pelo DNIT, que preferiu não se identificar. Segundo ele, na pesquisa com os motoristas, são anotados dados de origem e destino, ano e tamanho do veículo, frequência com que usa a rodovia, além de outras perguntas com o objetivo de conhecer o perfil desse usuário. As questões variam de acordo com o tipo de veículo, como automóvel, caminhão, etc … O objetivo é colher dados que irão servir para a duplicação e privatização da BR-470.
A impressão que se tem, é que as informações devem servir mais para a privatização e concessão, do que duplicação, cujos estudos foram feitos antes. Segundo o Alcione Alvim da Silva, que registrou a ação, os entrevistadores não se sentiam a vontade para revelar as perguntas que estavam sendo feitas aos motoristas.