Pesquisa aponta itens que serão mais procurados na Black Friday 2022 em SC

Ela foi encomendada pela Fecomércio SC e ouviu 602 pessoas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Arte/montagem: Claus Jensen [OBlumenauense]

A Black Friday é uma grande oportunidade de vendas para todo comércio, em especial online, toda última sexta-feira de novembro. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio SC mostra o perfil do consumidor e a sua intenção de compras em Santa Catarina.

Ela também pode servir de parâmetro para as tendências de consumo, levando em conta o gasto médio, as formas de pagamento, os meios de divulgação que influenciam compras, as pesquisas de preços, a reputação da empresa, o local de compra e os produtos procurados.

O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 15 de outubro e ouviu 602 pessoas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. A pesquisa aponta por exemplo, que os mais procurados devem ser os de vestuário (24,8%), seguido por móveis e eletrodomésticos (19,9%) e depois os eletrônicos (16,8%). A maioria (65,1%) dos consumidores ouvidos já realizaram compras nos anos anteriores e 34,9% devem realizar pela primeira vez em 2022.

Outros dados interessantes sobre o perfil desse consumidor, é que 61,3% possuem escolaridade média e 19,8% o ensino fundamental. A grande maioria, 46,3%, trabalham com carteira assinada, enquanto 27,4% são autônomos e 5,8% estão desempregados. Os apresentados representam 5,1% desse total.

A renda média mensal familiar em 38% das pessoas ouvidas, está entre R$ 1.221,00 a R$ 2.440,00. O número fica muito próximo do segundo colocado, 33,4%, que tem salários entre R$ 2.441,00 em 6.101,00.

Os dados mostram que para a pesquisa deste ano foram ouvidas majoritariamente mulheres (61,1%). Dentre os entrevistados, a maioria é solteiro (53,2%), seguido de casadas/união estável (38,4%). Já em relação à faixa etária, predominou o público jovem com 30,4% declarando ter entre 18 e 25 anos, enquanto 30,1% afirmaram ter idade entre 26 e 34 anos.

Nesse ano essa data promocional irá disputar ou agregar com outra sazonal e muito importante para o comércio: a Copa do Mundo no Qatar. Já é possível ver campanhas promocionais focadas na Copa oferecendo os mais diversos produtos e serviços, desde televisores a celulares.

“Os empresários estão com ótimas expectativas para as vendas nos setores de comércio e serviços neste fim deste ano. Muitos consumidores aproveitam os descontos e vantagens para garantir o presente de Natal, o que mantém a economia catarinense aquecida em novembro e dezembro”, afirma aponta Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC.

De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black Friday deste ano deverá movimentar R$ 4,2 bilhões no país e registrar a maior movimentação financeira desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010.

Para baixar a pesquisa completa, você pode clicar aqui e se cadastrar.