Penúltimo dia para ir ao cartório eleitoral tem sido bem movimentado

 

Por Claus Jensen, com fotos de Ricardo Souza

Quem passou pela prefeitura na manhã desta terça-feira (8/05/18), viu uma fila que dobrava o prédio do antigo fórum, onde está instalado o cartório da 88ª Zona Eleitoral. Amanhã (9) é o último dia para fazer primeiro o título de eleitor, pedir transferência de outra cidade para Blumenau, regularizar pendências, fazer o titulo para acessibilidade de quem tem necessidade especial no dia da eleição ou alterar o nome para um social.

 

 

Nestes três dias, o cartório vai atender sem agendamento e com horário diferenciado, das 9h às 17h. O número estimado de pessoas atendidas desde sábado (5) até o meio-dia desta terça-feira (8) é de 1.200.

A maioria dos atendimentos para fazer o primeiro título de eleitor, pedir transferência, e em menor número, resolver pendências. Só hoje (8), já foram atendidos aproximadamente 200 pessoas. A expetativa é que supere os cerca 550 de ontem, e na quarta-feira (9), deve haver uma procura ainda maior.

Para dar conta da demanda, existem 13 guichês e foram mobilizados 18 funcionários. “Tem o pessoal de apoio, triagem na fila, controle da fila e supervisão. Em todo final de cadastro, há sempre essa grande procura. Na quarta-feira estimo umas 700 pessoas”, comentou o chefe de cartório da 88ª Zona Eleitoral, Ricardo de Souza.