Por *Moris Kohl
Reposicionamento estratégico, expansão de mercados, associação de marca ou novas tecnologias corporativas cria expectativas aos gestores e time de colaboradores.
O excesso gera ansiedade até mesmo aos mais preparados, imagine aos que não tem habilidade para lidar com isto. É possível diminuir este impacto com processos de mudanças básicos, confira os 5 passos abaixo:
1. DIAGNÓSTICO
Nada de propor mudanças sem diagnóstico, quem faz um procedimento cirúrgico sem antes ter passado por consulta com especialista na área?
Na empresa o proceder também deve ser assim. Analise o momento atual e verifique o que precisa ser feito para que a empresa alcance seus objetivos.
2. URGENTES E IMPORTANTES
Criar o senso de urgência a tudo só desgasta o time. Pedir agilidade é bom-senso, definir urgente e importante ao time vai contribuir para a mudança, comprometimento de todos para a efetivação do processo.
3. ENGAJAMENTO
Se o líder não estabelecer confiança e ter engajamento com a equipe, compromete a gestão de novos processos.
Dica para o líder é treinar sua comunicação interna, habilidade só com exaustão de treino.
4. DESCENTRALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
Líder centralizador sem condições. Encorajar os colaboradores requer descentralização de decisões, nivele aos poucos as decisões e autonomia.
Descentralizar estruturas não é algo novo já faz muito tempo que vem ocorrendo em empresas de sucesso. Procure monitorar os processos de mudanças com ferramentas de gestão.
5. GESTÃO DE NOVOS PROCESSOS
Toda mudança seja no reposicionamento ou estratégia de aquisição tem que ser incorporada a cultura da empresa, acredito que este seja o maior erro dos gestores, fazer processos sem inserir na cultura.
Familiarização entre todos, cultura compartilhada em todas as áreas da organização, requer tempo, boa comunicação e profissionais especializados para a mudança ocorrer.
Sucesso e boa gestão!
* Moris Kohl é gestor, professor, consultor empresarial e atual diretor de ciência, tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina. Ex Secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, foi presidente do Colegiado de Secretários de Desenvolvimento Econômico da AMMVI. Sua experiência envolve trajetória em Instituições e Entidade Empresarial.