Fotos: Luciano Bernz
Por volta das 18h, um dos cartões postais de Blumenau por anos, foi consumido pelas chamas. Luciano Bernz, esteve lá registrando os momentos dramáticos da história do que sobrou do Restaurante Frohsinn. Tudo começou em 1968 com a construção do imóvel, cujo restaurante foi inaugurado um ano depois no Morro do Aipim. Nessa quarta-feira, 20 de Agosto de 2014, uma boa parte dele é destruído por um incêndio, quase dois anos depois de fechar as portas em outubro de 2012.
Três caminhões do Corpo de Bombeiros foram utilizados para combater as chamas. Eles foram auxiliados por um caminhão do SAMAE com mais 10 mil litros de água. Os bombeiros estimam que 50% da construção esteja comprometida, já que o fogo atingiu a área onde funcionava o salão do restaurante. Conforme mostram as imagens, parte do telhado caiu e janelas e paredes ficaram comprometidas. Havia muita madeira na construção, o que foi essencial para que o fogo se alastrasse rapidamente.
O terreno onde o restaurante estava localizado, é uma parte importante da história de nosso município, já que foi doado à cidade pelo filho do Dr. Hermann Otto Blumenau, em 23 de outubro de 1909. Mas a doação foi formalizada em 1911.Em janeiro deste ano, a prefeitura provocou muita indignação ao anunciar que gostaria de vender o imóvel. Em maio, a prefeitura de Blumenau afirma que a preferência do município era vender o imóvel da antiga sede do restaurante, justamente a área mais nobre do local.