segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEventosParque Natural Municipal São Francisco completou 20 anos

Parque Natural Municipal São Francisco completou 20 anos

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (6)
Alunos e professores da Escola Barão do Rio Branco

Fotos: Luciano Bernz

O Parque Natural Municipal São Francisco de Assis foi criado em 1995 e abrange uma área de 23 hectares de Mata Atlântica. Na manhã deste sábado (4) , foi realizada uma cerimônia para comemorar os 20 anos de criação do parque.

Ele foi reaberto no ano passado, após permanecer interditado durante vários anos em função da catástrofe de 2008 e receber uma série de benfeitorias da Prefeitura Municipal de Blumenau. A cerimônia contou com a presença do presidente da FAEMA, Fernando Leite, autoridades, representantes da câmara de vereadores de Blumenau, entre outros.

O evento iniciou às 10h com um café de confraternização, logo em seguida foi proferida a palestra “Mata Atlântica” pelo educador ambiental José Sommer e finalizou com uma trilha ecológica. O parque fica aberto para ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h-12h /13h30-17h30. Já aos sábados, domingos e feriados, o local está aberto das 10h às 16h.

O Luciano Bernz esteve no evento e entrevistou o Presidente da FAEMA, Fernando Leite.

Fernando-LeiteOBlumenauense: Como você avalia a comemoração dos 20 anos do Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, depois de tantos problemas que o espaço passou?

Fernando Leite: Com grande satisfação. O parque ficou interditado durante cinco anos, depois fizemos a revitalização. A comunidade pode se sentir contemplada e privilegiada por ter um parque desses no centro de Blumenau.

OBlumenauense: Que tipo de atividades são desenvolvidas aqui no Parque São Francisco?

Fernando Leite: O parque além de estar aberto à comunidade desenvolve também um trabalho de educação ambiental, através do José Constantino Sommer, que traz as escolas através da Secretaria de Educação.
Também estamos trabalhando junto à Secretaria de Turismo, para dar um enfoque maior no ecoturismo da cidade, mostrando que Blumenau também tem a vocação para esse tipo de turismo. O Parque Natural Municipal São Francisco de Assis vai nos ajudar nesse sentido.

OBlumenauense: Como está o andamento do projeto de revitalização Parque da Foz do Ribeirão Garcia?

Fernando Leite: O projeto original não contemplava uma série de questões, como por exemplo, a lei da acessibilidade. Voltamos agora para a Secretaria de Planejamento, onde o projeto passou por uma readequação e já na segunda-feira (6) estará na minha mão. A partir disso, começaremos a trabalhar nas questões burocráticas que inclui o orçamento e a licitação para que possamos revitalizar aquela área.

Essa revitalização é uma vontade do prefeito Napoleão Bernardes. Nós vamos tentar fazer isso com a maior agilidade possível, para que a comunidade tenha um espaço que será dedicado ao convívio da comunidade com os animais. Será um PetPlace. Um local de interação entre animais de estimação e a população, que hoje Blumenau não tem.

OBlumenauense: Uma das grandes preocupações da população com relação àquela área é a segurança. O projeto contempla um esquema de segurança para o parque?

Fernando Leite: Comtempla sim e foi muito bom você tocar neste assunto. O projeto prevê monitoramento 24 horas com câmeras, que estarão disponíveis em tempo real para quem quiser entrar no site da FAEMA. Teremos inclusive um aplicativo que poderá ser baixado e permitirá visualizar o parque on-line através do celular.

Além disso, também teremos uma parceria com a Polícia Militar que estará disponibilizando uma viatura para fazer rondas constantes naquele local. Com isso acreditamos que a comunidade não terá nenhum problema com a questão de segurança, pois estará realmente vigiado.

OBlumenauense: Qual o prazo para que o parque esteja à disposição da comunidade?

Fernando Leite: Eu já havia dado um prazo e ele estourou. Por isso temos que cuidar quando se passam prazos, mas eu acredito que a obra inicie em Setembro. Os trâmites burocráticos podem levar de 30 a 60 dias, mas minha vontade é que realmente as obras iniciem em Agosto para que no mês seguinte o Parque da Foz do Ribeirão Garcia esteja revitalizado.

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (1)

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (2)

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (5)

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (3)

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (4)
Vereador Fábio Fiedler (esquerda), Presidente da Câmara de Vereadores Mário Hildebrandt e diretor administrativo da Escola Barão Maro Marcos Hadlich Filho

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (13)

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (10)

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (12)

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (7)

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (9)
Fernando Leite, presidente da FAEMA

Parque São Francisco 20 anos 5-7-15 (11)
Palestra do educador ambiental José Sommer, com o tema Mata Atlântica.

Passaros Parque São Francisco 02

Passaros Parque São Francisco 01

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS