segunda-feira, 12 abril 2021
Início Geral Parcerias com instituições fortalecem o trabalho da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina

Parcerias com instituições fortalecem o trabalho da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina

Casa Alemã

 O sexto ano de atuação da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina contou com uma intensa agenda de eventos. No total, foram realizados 34 encontros, entre workshops, palestras, grupos de intercâmbio, seminários e reuniões, que totalizaram quase 700 participantes. Além disso, em 2013 teve início o Ano Alemanha + Brasil, que contou com a criação de um comitê e uma série de projetos e eventos culturais, esportivos, econômicos e sociais na região.

Neste ano, a AHK SC também intensificou as relações internacionais para fomentar o intercâmbio acadêmico. Em abril, a instituição iniciou uma parceria com a Associação de Engenheiros Alemães (VDI), que resultou no primeiro encontro tecnológico, realizado na Sociesc de Joinville. Em junho, a parceria com os Centros Alemães de Ciência e Inovação (DWIH) rendeu o primeiro grande evento do gênero. Ele foi realizado na Furb, em Blumenau, e contou com a participação de universidades e instituições de pesquisa.

Não só os jovens aproveitaram os programas da Câmara Brasil-Alemanha. Através do projeto Senior Experten Service (SES), empresas de Santa Catarina contaram com a consultoria de experts alemães. Somente neste ano, seis profissionais já participaram do SES. A AHK SC também participou de uma missão internacional em Bonn, na Alemanha, para trocar experiências e informações com representantes de outros países sobre o programa.

Ano Alemanha + Brasil destaca cultura contemporânea
Em 2013 os catarinenses tiveram a oportunidade de conhecer uma Alemanha diferente da retratada nos livros de história. Com o lema “Quando as ideias se encontram”, o Ano Alemanha + Brasil trouxe a Santa Catarina uma programação que retrata o lado mais dinâmico e contemporâneo do país germânico. Mas a programação não se encerra com o fim do ano. Até o mês de abril novos eventos culturais, esportivos, econômicos e sociais serão realizados no Estado.

Milhares de pessoas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor a Alemanha e a contribuição cultural do país através de exposições interativas, como a Märchenwelten, o caminhão do Kulturtour e a mostra Alemanha de A a Z, além de apresentações musicais como a do Leipziger Streichquartett. Ainda foi realizado um amistoso de futebol entre a Seleção Universitária Alemã e o Clube Atlético Metropolitano, o Innovation Tour sobre ciência e inovação e o lançamento do selo comemorativo ao Ano Alemanha + Brasil.

Sobre a AHK Santa Catarina
As Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs são associações de empresas e funcionam como representantes oficiais dos interesses comerciais, industriais e de investimentos fora da Alemanha nos países em que estão situadas, no caso da Câmara Brasil-Alemanha, ela representa os interesses da Alemanha no Brasil. Também conhecida como plataforma de negócios, busca fomentar de maneira bilateral o intercâmbio de tecnologia ou técnico e científico entre Brasil e Alemanha, aumentando assim o bem-estar da população dos países parceiros. A sede regional da Câmara Brasil-Alemanha em Santa Catarina foi criada em 2007 em Blumenau e atende as cidades de todo o Estado. Hoje são mais de 80 associados catarinenses.

AHK Santa Catarina
Rua Hermann Hering, 1, Bom Retiro, Blumenau (SC)
www.ahkbrasil.com

via Oficina das palavras | Luciana da Cunha

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS