Parceria entre WEG e SENAI possibilita adoção de tecnologia IoT nos cursos profissionalizantes

Com o WEGnology® será possível levar os benefícios da Internet das Coisas para pequenas, médias e grandes empresas.

Foto: divulgação / WEG

Em busca de inovação nas áreas de educação e tecnologia, o SENAI-SP e a WEG uniram forças para promover uma série de treinamentos com o objetivo de capacitar especialistas e o corpo docente do SENAI. Essa parceria estratégica visa ampliar a capacitação dos futuros profissionais na Plataforma IoT WEGnology e prepará-los para os desafios da indústria 4.0.

A Plataforma IoT WEGnology é uma ferramenta baseada em cloud computing, desenvolvida para criar soluções customizadas e conectadas, como o monitoramento de ativos industriais. Sendo uma ferramenta de fácil uso (low code) e com integração completa para coleta de dados, desde o chão de fábrica até o processamento em diversos serviços conectados, ela se torna a escolha perfeita não apenas para uso em sala de aula, mas também para oferecer benefícios reais na resolução de problemas no ambiente fabril.

O SENAI tem aplicado essa tecnologia em diversas áreas, como Elétrica, Eletroeletrônica, Mecatrônica, Logística, Automação Industrial, Redes, Robótica e outras. Entre as possíveis aplicações, destacam-se o monitoramento remoto de ativos em laboratórios e oficinas, testes remotos em inversores usando IoT e o controle de equipamentos de metalmecânica e polímeros, entre outros.

O SENAI-SP planeja implementar o uso da plataforma WEGnology em suas 92 unidades no estado, capacitando mão de obra qualificada por meio de cursos livres, técnicos, de aprendizagem industrial, graduações e pós-graduações.

“Com a tecnologia da WEG, é possível aprimorar a formação profissional ao transformar, automatizar e gerenciar os processos industriais por meio da Internet das Coisas. Além disso, os alunos podem estabelecer conexões entre diferentes áreas de ensino e participar de projetos integradores com foco na multidisciplinaridade”, enfatiza Carlos José Bastos Grillo, Diretor Superintendente da WEG Digital e Sistemas.

De acordo com instrutores do SENAI-SP, esse treinamento abre portas para a integração entre Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia da Automação (TA) no ambiente escolar, ampliando as possibilidades de aplicações didáticas e institucionais. “A aplicação de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, como Computação em Nuvem, IoT, Big Data e Inteligência Artificial nos processos educacionais do SENAI-SP, por meio da plataforma WEGnology, contribui para a formação técnica de profissionais que estarão preparados para impulsionar a transformação digital da indústria, aumentando a produtividade e a competitividade do setor”, explica Ricardo Figueiredo Terra, Diretor Regional do SENAI-SP.