terça-feira, 27 julho 2021
InícioGeralParceria entre prefeitura de Pomerode e proprietários recupera casa enxaimel

Parceria entre prefeitura de Pomerode e proprietários recupera casa enxaimel

Casa-Schwartz_Pomerode_25-5-16_01

 

A casa em estilo enxaimel localizada Rua Alberto Rahn, 1127, bairro Wunderwald, foi totalmente restaurada em Pomerode. O trabalho foi feito em parceria com a Prefeitura de Pomerode e a família Schwartz, que reside no local.

Uma alegria ao casal de aposentados, Renato e Anilda Schwartz e seus filhos Flávio e Fabiana, que receberam o certificado de restauro do imóvel pela Secretaria de Turismo e Cultura e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Pomerode (CMPHAN). A entrega aconteceu na terça-feira da semana passada, dia 25 de maio.

 

Casa-Schwartz_Pomerode_25-5-16_02

 

O processo de restauração iniciou em outubro de 2015 e finalizou em março deste ano. Foram investidos R$ 51.500,00 em material de acabamento e madeira pelos proprietários. A mão de obra ficou por conta da administração municipal.

 

Casa-Schwartz_Pomerode_25-5-16_03

 

Devido ao deterioramento da madeira inferior (baldrames e barrotes), muito pouco foi reaproveitado e a casa precisou ser totalmente reconstruída. O fato da construção estar assentada muito próxima ao solo, acabou colaborando para aumentar a umidade, o que prejudicou a construção ao longo dos anos.

 

Além da casa dos Schwartz, outras duas casas em enxaimel passaram por um restauro total em 2014. Elas estão localizadas nos bairros Pomerode Fundos e Testo Rega. Segundo a prefeitura, atualmente existem cerca de 220 casas e casarões tradicionais em Pomerode.  Foram preservados todos os traços arquitetônicos do ambiente, como aberturas, telhado, assoalho e sótão.

Parabéns à prefeitura de Pomerode, que atua de forma efetiva para preservar essas pequenas joias arquitetônicas, tão admiradas pelos turistas. Sem o envolvimento das duas partes, poder público e proprietários, não é possível conseguir uma política com resultados a longo prazo. Quem sabe Blumenau se inspire na cidade vizinha.

As fotos e dados foram divulgados pela Prefeitura Municipal de Pomerode.

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS