Paralimpíadas Escolares 2023 rendem 48 medalhas para paratletas de Blumenau

Esta edição foi a maior da história, com cerca de 1,8 mil atletas oriundos de 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e do Paraguai.

Foto: divulgação

Entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, ocorreram as Paralimpíadas Escolares de 2003. A competição foi realizada em São Paulo (SP) e é considerada a maior do mundo para crianças e adolescentes com deficiências.

Blumenau, que participou com 52 integrantes entre 11 e 18 anos, conquistou 48 medalhas. Os paratletas competiram representando Santa Catarina. Um dos destaques foi a equipe de atletismo, que conquistou nove medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze.

Destaque também para Maria Eduarda Busanello, que quebrou o recorde nos 200 metros na categoria B, classe T36, e para Luís Fernando da Silva, que foi recordista nos 100 metros na categoria C, classe T38.

Na modalidade de natação, foram conquistadas dez medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze. No tênis de mesa, foram duas medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze, e na bocha paralímpica, uma medalha de ouro.

As Paralimpíadas Escolares de 2023 foram promovidas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Esta edição foi a maior da história, com cerca de 1,8 mil atletas oriundos de 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e do Paraguai. Os inscritos deste ano superaram os 1.300 participantes da edição de 2022.

Com informações de Júlia Gabriela Vanderlinde, da Prefeitura de Blumenau.

Foto: divulgação