Depois do sucesso em número de seguidores no Twitter e Facebook, o papa Francisco lançou neste sábado (19/3/16) sua conta no Instagram, a rede de compartilhamento de imagens. A escolha da data, tem a haver com o dia de São José, de quem o papa é devoto e também marca os três anos da primeira missa em seu pontificado.
Em apenas duas horas após a abertura do perfil, o papa já tinha cerca de 300 mil fãs. Na manhã deste domingo (20), já tinham 1,3 milhão de seguidores. Para quem quiser seguir o primeiro papa americano da história, é só procurar por @franciscus.
Segundo o Vaticano, Francisco vai manter a linguagem simples na comunicação com os fieis. Na primeira postagem, ele aparece de joelhos rezando com o seguinte texto escrito em 9 idiomas: “Rezem por mim”. Até o momento (12h) a mensagem já recebeu 234 mil curtidas e 29,4 mil comentários.
Naquela pequena biografia que identifica os usuários da rede, está escrito “Quero caminhar com vocês ao longo do caminho da misericórdia e da ternura de Deus”. Mais uma demonstração da importância das redes sociais para o Vaticano, como um canal que permite ao papa Francisco estar em contato com seu público jovem. Nada mais adequado, nesse mundo onde informação é tudo e cada vez mais digital.