quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioGeralPagamentos de indenizações para abate sanitário reduziram de seis para um mês...

Pagamentos de indenizações para abate sanitário reduziram de seis para um mês em SC

 

 

 

Foto: James Tavares / Secom

 

 

Santa Catarina reduz o tempo de espera para indenizações do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) e amplia o número de produtores rurais beneficiados. O estado é um dos únicos do país que indeniza integralmente os criadores pelo abate sanitário de animais doentes.

O pagamento que antes levava até 150 dias para ser concluído, agora fica disponível em aproximadamente um mês. Os valores são referentes ao abate sanitário de animais contaminados por doenças como por exemplo brucelose e tuberculose. Essa agilidade foi possível depois que a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural aumentou em quase 70% o recurso disponível para esse fim.

A indenização dá ao produtor a chance de recomeçar, adquirir animais sadios e seguir com sua produção. De janeiro a novembro deste ano, o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) investiu aproximadamente R$ 8 milhões na indenização de mais de 650 criadores.

Foi o caso do produtor rural Eron Paulo Baldissera, de Chapecó. “Quando uma doença bate numa propriedade é uma coisa triste. A indenização é muito importante e nos ajudou. Na época estava demorando de oito a 10 meses para receber e agora soube que o prazo das indenizações já caiu para 30 dias”.

Quando detectou que seus animais estavam com brucelose, Baldissera produzia 10 mil litros de leite por mês e com o abate sanitário dos animais a produção passou para 1,5 mil litros por mês. “Agora estamos voltando e acredito que até março nós já retomamos o volume que produzíamos antes”.

A  Cidasc também tem se empenhado para erradicar a brucelose e a tuberculose em Santa Catarina, que já tem  um dos menores índices do Brasil. “Agora nós queremos a certificação como propriedade livre das duas doenças”, finalizou o produtor rural.

 

Fundesa

O Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) foi criado pela Secretaria da Agricultura em 2004 para manter e melhorar a sanidade animal em Santa Catarina. O Fundesa indeniza os criadores de animais, doentes ou sob suspeita de doença, de modo a possibilitar a aquisição de animais sadios para a continuidade da produção.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS