terça-feira, 13 abril 2021
Início História Os quatro lugares da estátua do Dr. Blumenau

Os quatro lugares da estátua do Dr. Blumenau

Estátua Dr. Blumenau 04

Todos blumenauenses educados em escola pública municipal, conhecem a história do fundador de Blumenau. Mas muita gente nem imagina que esse é o quarto lugar em que a estátua do Dr. Blumenau ela está localizada.

 

Estátua Dr. Blumenau 05Foto: Willy Sievert

Ela foi inaugurada em 21 de abril de 1940 na Alameda Rio Branco, onde era o antigo Cine Bush.

Estátua Dr. Blumenau 06

Em 1950, como parte das comemorações dos 100 anos de Blumenau, foi transferida para a praça Nereu Ramos, onde ficou até até 1967. Aí chegaram à conclusão que seria mais interessante que o Dr. Blumenau ficasse no comecinho da Rua das Palmeiras, idealizada por ele e próximo à casa onde viveu, hoje museu da família colonial.

Estátua Dr. Blumenau 02

Em 10 de agosto de 1998 a escultura foi removida para o interior do Mausoléu Dr. Blumenau, então fechado ao público, com o objetivo de limpá-la para a sua conservação. Só quase um ano depois, em outubro de 1999, marcando o centenário da morte do Dr. Blumenau, a estátua foi finalmente colocada no pátio defronte ao Mausoléu, onde permanece até hoje.

Estátua Dr. Blumenau 03

Mas tem muito mais detalhes interessantes, que você pode conferir no blog do cientista social Adalberto Day, o melhor lugar para conhecer a história de nossa cidade.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS