Os 32 radares instalados na BR-101 entre Joinville e Palhoça começarão a emitir multas

Se você é daqueles que tem pressa de chegar e costuma usar muito a rodovia BR-101, é bom ficar atento aos locais onde estão instalados os 32 radares (tipo lombadas eletrônicas) que funcionam de modo educativo desde março do ano passado. Nesta segunda-feira (17), eles começarão a emitir multa por excesso de velocidade.

Oito radares estão na pista principal da BR-101, cinco deles na Grande Florianópolis, dois em Joinville e um no Morro do Boi, entre Itapema e Balneário Camboriú. A velocidade máxima nesses locais é 80 km/hora, exceto no Morro do Boi, que é de 60 km/hora.

Dos 24 radares nas marginais, dezenove são na Grande Florianópolis, dois em Itapema e três em Itajaí. A velocidade máxima nas marginais varia entre 40 e 60 km/hora; nos locais onde há travessia de pedestre a velocidade máxima é 40 km/hora e nos demais locais é 60 km/hora.

Um estudo da ANTT, PRF e Autopista Litoral Sul demonstrou que a fiscalização de excesso de velocidade é necessária a fim de reduzir o número de acidentes na BR 101, tanto na pista principal quanto nas marginais.

Em média, 35.000 veículos são flagrados em excesso de velocidade nesses 32 radares. Até domingo eles não são multados, mas a partir de 2ª feira os veículos em excesso de velocidade serão autuados e multados.

Dados e fotos: Polícia Rodoviária Federal

radares_BR-101_01