Orquestra de Câmara de Blumenau se apresenta em Gaspar (SC)

O evento está agendado para quarta-feira (20/09), após a Missa na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.

Orquestra de Câmara de Blumenau | Foto: Claus Jensen [OBlumenauense]

A partir das 20h30 desta quarta-feira (20/09/23), será possível confirmar a boa acústica da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de Gaspar (SC), quando o ambiente irá reverberar as notas e acordes executados pela Orquestra de Câmara de Blumenau.

Os músicos irão interpretar as “As Quatro estações” (Le quattro stagioni), do compositor italiano Antonio Vivaldi, escrita no início da década de 1.720. O conjunto de quatro concertos para violino retrata a mudança das estações e evoca as emoções e sensações associadas a cada uma.

O espetáculo tem regência do maestro Daniel Bortholossi e direção artística de Daniele Girardello. A obra prima poderá ser apreciada gratuitamente pela população graças ao apoio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, Mecenato Estadual de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura, que é patrocinado por empresas como Altenburg, Karsten, Cooper, CartonDruck, Artico, Ideal, Volvo Dicave, Havan, Oxford, ICRH e Tigre.

“A obra é um excelente exemplo de música de programa, onde Vivaldi habilmente pinta cenas vívidas através da música, levando-nos dos alegres cantos dos pássaros da Primavera ao calor escaldante do Verão, e da nostálgica colheita do outono aos ventos e paisagens geladas de Inverno,” descreve Bortholossi.

A Orquestra de Câmara de Blumenau voltou as atividades em 2023 com todo o pique depois da pausa forçada devido a pandemia. Desde o início do ano, estão ocorrendo diversas apresentações em todo o Estado, sendo a última na semana passada em Blumenau. Já ocorreram apresentações em Rodeio, Timbó e Indaial.

Depois de Gaspar, a orquestra se apresentará no dia 27 de setembro no Teatro Municipal de Itajaí. Além das Quatro Estações, o público irá apreciar o “Concerto de Brandemburgo nº 3” de Johann Sebastian Bach, composto no início do século XVIII e faz parte de um conjunto de seis peças dedicadas a Christian Ludwig, Marquês de Brandemburgo-Schwedt. “Este concerto, em particular, é conhecido por sua energia cativante, intrincada interação de instrumentos e virtuosismo deslumbrante”, enfatiza o diretor artístico, Daniele Girardello.