terça-feira, 25 janeiro 2022
InícioArtigoOportunidades de negócios geradas pela Febratex

Oportunidades de negócios geradas pela Febratex

Erica Debossan Reinert | Foto: Daniel Zimmermann

 

Por Erica D. Reinert, consultora e diretora da UP Comex

Estamos em um dos principais polos têxteis e de confecção do Brasil. E o setor, como um enorme gerador de renda de Blumenau, é também motivo de grande orgulho para o município. Além de empregos, ser sede da maior feira para a indústria têxtil das Américas, a Febratex, cria a oportunidade de marcas daqui exportarem seus produtos. O evento recebe milhares de compradores e visitantes, do Brasil e do exterior, e já está em sua 16ª edição.

E a chance de internacionalização é ainda maior para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs). De acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), empresas desse porte foram as únicas brasileiras que registraram crescimento nas exportações em 2016. No mesmo ano, conforme o Balanço da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o número de MPEs que fizeram transações para outros países chegou a 12,7 mil, o que equivale a 49,6% do total de exportadores.

Além de fechar bons acordos, participar de um evento como este pode trazer uma nova perspectiva aos negócios. Empresas que querem expandir sua marca encontram na feira uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o mercado externo. Por aqui passarão milhares de profissionais de diversos países, em busca de produtos e serviços que atendam suas necessidades. Não deixar escapar contatos de peso que podem alavancar a internacionalização da própria identidade depende muito de como os empreendimentos da região estão se preparando para o evento.

Contar com parcerias de profissionais qualificados e com expertise em comércio exterior é uma das ações mais certeiras relacionadas ao tema. Estudar questões legais, regras de câmbio e custos operacionais para exportações evita o fechamento de acordos que podem não se concretizar caso imprevistos dessa natureza surjam após a primeira negociação. A orientação correta no processo de comércio exterior permitirá que muitas das empresas nascidas aqui na região possam fazer da Febratex a porta de entrada para outros países e o fortalecimento dos negócios, com oportunidades reais de crescimento.

A Febratex 2018, acontece entre os dias 21 a 24 de agosto no Parque Vila Germânica, das 14 às 21 horas. O evento é voltado para profissionais do setor têxtil, e o ingresso custa R$ 30, podendo ser adquirido a partir das 14h na bilheteria.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS