A Polícia Militar avisou na semana passada que daria ênfase na fiscalização das ocorrências envolvendo perturbação do sossego alheio, em especial o som alto. Também participou da Força Tarefa, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SEPLAN), que fiscalizaram sete estabelecimentos comerciais, dentre os quais três foram autuados por irregularidades.
Somente a PM, atendeu 87 ocorrências de som alto e lavrou 16 notificações administrativas por violação à Lei Municipal do Psiu, com multa de R$ 500 para cada infrator. Além disso, foram lavrados cinco Termos Circunstanciados por perturbação do sossego alheio, em situações mais críticas.
“Nosso objetivo, antes de tudo, é conscientizar a população sobre os deveres da vida em sociedade e das regras básicas para uma boa convivência. Todavia, nos casos em que for observado a perturbação do sossego, a PM adotará as medidas legais cabíveis, inclusive com aplicação de multa, para fazer cessar o ruído e restabelecer a tranquilidade no local”, afirmou o Tenente Coronel Cleber Pires, comandante do 10º BPM.
Foi apenas o primeiro fim de semana da operação que será continuada em outros. O objetivo é assegurar a tranquilidade e o bem estar do cidadão blumenauense, por meio da fiscalização de residências e veículos que provoquem ruídos em excesso durante o período de repouso noturno.