Operação Packing List investiga empresas por sonegação fiscal e lavagem de dinheiro em SC

Os grupos investigados são suspeitos de transportar e comercializar mercadorias sem a emissão obrigatória de notas fiscais, reduzindo tributos estaduais.

Foto: GAECO de SC

Na manhã desta quinta-feira (13/02/25), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu mandados de busca e apreensão em uma operação contra sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

A ação foi realizada em apoio à investigação conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça de Tijucas e pela 11ª Promotoria de Justiça de Itajaí – Regional da Ordem Tributária. A ordem judicial foi expedida pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Balneário Camboriú.

Os grupos investigados são suspeitos de transportar e comercializar mercadorias sem a emissão obrigatória de notas fiscais, reduzindo tributos estaduais. Além disso, há indícios de ocultação e dissimulação de bens e valores, caracterizando lavagem de dinheiro.

A apuração identificou pelo menos duas ocasiões em que veículos de empresas investigadas foram abordados transportando mercadorias sem documentação fiscal. A reincidência sugere que a sonegação pode ser deliberada e institucionalizada dentro das empresas, como forma de ampliar lucros de maneira ilícita.

A investigação conta com o apoio da Fazenda Pública Estadual de Santa Catarina, que apura possíveis ilícitos administrativos, fiscais e penais. Entre as suspeitas estão falsidade ideológica no registro de endereços comerciais, ocultação de receitas e patrimônios.

Foto: GAECO de SC

A Polícia Científica de Santa Catarina também participa da operação para garantir a preservação da cadeia de custódia das evidências arrecadadas. A investigação segue sob sigilo e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver publicidade dos autos.

A operação foi batizada de “Packing List” em referência ao documento utilizado no transporte de mercadorias, que detalha os itens transportados, incluindo quantidades, pesos e volumes.

O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. O grupo tem a função de identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas no estado.

Foto: GAECO de SC