Oktoberfest: festa, estilo e história

Conheça o estilo Oktoberfest. Sua origem, características e qual a relação do nome do estilo com a uma das maiores festas cervejeiras do mundo.

Por *Helô Beckhauser (Heloísa)

Se tem uma coisa que muitos blumenauenses estão sentindo saudade, essa coisa é a Oktoberfest. E não nego que estou nessa lista de blumenauenses. Então para acalmar o coração ansioso de quem está contando os dias para o início da festa, vamos bater um papo sobre um estilo que é velho conhecido da Oktober de Munich: Oktoberfestbier.

Para isso, vamos voltar um pouquinho no tempo: Alemanha, 1810. Casório rolando do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen e uma festa digna de realeza com duração de uma semana. Eis o que se podia chamar de “primeira Oktoberfest”, já que foi um sucesso e começou a se repetir todos os anos. Danke, Ludwig e Therese.

Uma das cervejas disponíveis para os convidados, diz a história, foi do estilo Märzen. Levava esse nome porque era produzida durante o mês de março, na primavera.

Porém, naquela época, o processo de produção de cervejas era mais lento, levando cerca de 6 meses para estarem prontas para o consumo. Numa conta rápida, a produção que começava em março, finalizava em setembro. Bem no período da Oktoberfest alemã. Ou seja: não preciso nem concluir esse parágrafo. Era tudo o que se queria… cerveja fresquinha!

Por ser um estilo muito antigo, passou por pequenas adaptações para agradar ainda mais o paladar do público que frequentava a festa. O resultado disso é notado a partir dos anos 90, onde todas as cervejarias oficiais da Oktoberfest alemã passaram a preparar cervejas muito parecidas umas das outras e se enquadrando ao estilo Festbier – cervejas produzidas para grandes celebrações (como a Oktober e o Natal, por exemplo). Dentre essas alterações feitas no estilo, destaca-se a cor, que atualmente é mais clara remetendo ao dourado, e o sabor mais maltado pouco complexo, sendo aquela cerveja “fácil de beber”. Tudo o que uma Oktoberfest precisa.

Apesar de ser um estilo muito comum na Alemanha, as Märzen, Oktoberfest e Festbier são encontradas por Blumenau e um grande exemplo, é a deliciosa Eisenbahn Oktoberfest.

Trocando agora um pouco do foco da palavra “Oktoberfest”, saindo do estilo para falar da festa em si, este ano haverá mais uma semelhança entre as duas maiores Oktoberfests do mundo: ambas contarão com uma cervejaria em comum – a Spaten – nomeada como a cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau 2022.

A Spaten é uma cervejaria histórica da Alemanha, que produz desde 1397. Ludwig não estava nem no planejamento do seu tataratataravô ainda. Mas chegou recentemente ao Brasil trazida pela gigante AmBev.

Além disso, o cervejeiro da Cervejaria Spaten foi o criador do estilo Munich Helles. Mas isso é papo pra outro momento.

Seja Oktoberfest, Märzen, Festbier, Munich Helles, Pilsen, APA, IPA, Boch, Stout… não importa o estilo. O que importa, é que a Oktoberfest Blumenau faz jus ao título da cidade como Capital Nacional da Cerveja e, além da cervejaria oficial, dá espaço às excelentes cervejarias da região para encher ainda mais de ESTILO essa festa tão querida pelos blumenauenses, regadas à excelentes cervejas e história.

PROSIT!

Arte: Claus Jensen [Oblumenauense]
Helô Beckhauser: Sommelière de Cervejas e especialista em Harmonização Cervejeira. Atua no mercado cervejeiro há mais de 8 anos. Coleciona garrafas de cerveja, bolachas de chopp e boas histórias de bar.