A Universidade Regional de Blumenau (FURB) adquiriu e instalou no campus 3, um novo aparelho de tomografia e Raio-X panorâmico. O ORTHOPHOS SL gera imagens em alta definição nos formatos 2D (panorâmicas) e 3D (tomografias).
Para viabilizar a utilização do novo equipamento nas clínicas de odontologia, também foram adquiridos computadores com alta capacidade de processamento e armazenamento de dados. “Somando ensino e atendimento à comunidade com qualidade e tecnologia, agregados à marca FURB”, afirma o vice-reitor, professor João Gurgel Calvet da Silveira.
Além do novo aparelho, a Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da FURB adquiriu e instalou novos computadores nas salas de radiografia, laboratórios de prótese e centro cirúrgico, que possibilitam que professores e alunos visualizem e manipulem as imagens geradas pelo novo equipamento.
Para o professor Roberto Luiz Evaristo Berndt, coordenador do curso de Odontologia, os investimentos “se justificam pelo compromisso da Universidade em equipar laboratórios e clínicas com tecnologia moderna e de última geração, criando condições durante a graduação para que os acadêmicos possam conhecer, operar e se beneficiar de toda a sofisticação e resolutividade deste aparelho”.
Roberto explica também que como uma instituição de ensino, o principal objetivo da aquisição do aparelho é a formação acadêmica de qualidade. Além disso, o novo raio-x e equipamentos adquiridos vão melhorar a prestação de serviço à comunidade, auxiliando na elaboração de diagnósticos, garantindo excelência na formação dos estudantes e expondo os pacientes a um menor grau de radiação.
O novo equipamento agregará ao aprendizado e capacitação dos estudantes na operação de equipamentos de diagnóstico digitais. Segundo o professor Luiz Roberto Tiepo, das disciplinas de radiologia odontológica I e II, a radiografia digital fará com que os estudantes aprendam novas técnicas e estejam mais bem preparados para o mercado de trabalho, além de posicionar o curso de graduação em Odontologia da FURB como o mais avançado em relação a diagnóstico por imagem digital.
Outra vantagem do ORTHOPHOS SL é que os resultados dos exames são instantâneos, não há processo de revelação das imagens e os pacientes não precisam comparecer às clínicas em outra data para receber o diagnóstico. “Com essa tecnologia os alunos poderão fazer os planejamentos de tratamento da faculdade, de casa, de onde eles quiserem, pois os exames estarão disponíveis em qualquer lugar que eles quiserem estudar, fazer planejamento ou trocar ideias com outros colegas e profissionais”, afirma o professor Luiz. Com as imagens digitais também não há a produção de nenhum tipo de poluição ou rejeitos que precisam ser descartados a partir de empresas especializadas, o que diminui o custo de realização dos exames.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Universidade e custaram R$ 360 mil, mais custos de instalação e treinamentos técnicos.
Fonte: FURB