Obras na ETA II em Blumenau vão impactar abastecimento de água a partir de 28 de fevereiro

Intervenção busca modernizar sistema e aumentar produção, mas exigirá rodízio e medidas emergenciais.

Foto: SAMAE de Blumenau

A Estação de Tratamento de Água (ETA) II, localizada no bairro Salto, passará por uma obra de modernização entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março (2025), conforme informado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau. Durante esse período, será instalado um novo sistema em parte dos tanques de decantação da ala Norte da estação. O investimento na primeira fase do projeto é de R$ 2,5 milhões.

A modernização envolve a instalação de equipamentos mais eficientes, reduzindo a necessidade de paralisações para limpeza dos filtros e aumentando a capacidade de produção de água tratada. A expectativa é que, ao término da segunda etapa da obra, prevista para julho, a produção da ala Norte da ETA II seja ampliada em 20%, elevando a capacidade total da estação em 5%. Isso representa um acréscimo de 40 litros por segundo, volume semelhante ao que é produzido pela ETA I, que abastece a região central da cidade.

Impactos e medidas emergenciais

Responsável por 70% do abastecimento de Blumenau, a ETA II terá a produção reduzida durante a obra, exigindo ações para minimizar os impactos no fornecimento de água. O Samae adotará três medidas principais:

Caminhões-pipa: Unidades de educação, saúde e segurança terão prioridade no abastecimento emergencial. As instituições foram previamente contatadas e terão um canal direto com o Samae para solicitar os veículos.

Rodízio no abastecimento: A autarquia divulgará um cronograma detalhado informando os bairros afetados pelas interrupções programadas, por meio das redes sociais e do site oficial.

Reservatórios comunitários: Seis tanques de 20 mil litros serão instalados em pontos estratégicos da cidade, permitindo que a população tenha acesso gratuito à água. Os locais definidos são:

  • Rua José Reuter, nº 3.694 – Velha Central
  • Rua Hermann Kratz, nº 1.516 – Velha Grande
  • Rua Hermann Tribess, nº 984 – Tribess
  • Rua Gustavo Zimmermann, Terminal da Itoupava Central
  • Rua Professor Jacob Ineichen, nº 3.768 – Itoupava Central
  • Rua Francisco Vahldieck, nº 3.635 – Fortaleza

A orientação do Samae é que a população faça uso consciente da água durante o período da obra, evitando desperdícios para minimizar os impactos do rodízio no abastecimento.