quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioBairrosÁgua VerdeObras de implantação de novas calçadas avançam na Rua General Osório

Obras de implantação de novas calçadas avançam na Rua General Osório

Fotos: Marcelo Martins

Moradores, motoristas e, principalmente, ciclistas e pedestres já podem notar a diferença ao circularem pela Rua General Osório, no bairro Água Verde. A via, no trecho entre a saída da Rua Bahia e a Rua Tóquio, recebe serviços de implantação de novas calçadas e um novo sistema de sinalização de trânsito, obras que integram o pacote de investimento em mobilidade financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

 

O secretário de Infraestrutura Urbana, Régis Evaloir da Silva, explica que cerca de quatro mil metros quadrados de calçadas já foram construídos. “As chuvas fortes desse verão prejudicaram um pouco o andamento das atividades e também parte do que já tinha sido feito, mas estamos felizes com o andamento dos trabalhos. Falando em metragem, temos hoje cerca de dois quilômetros prontos, de um total de aproximadamente oito quilômetros de calçada até o final da obra, considerando os dois lados da via. É a primeira etapa da obra, que terá ainda novo asfalto e o sistema de semáforos inteligente”.

A readequação da Rua General Osório possibilitará o aumento da capacidade da via, com a instalação de uma faixa central reversível controlada por semáforo. Além disso, será realizada a melhoria dos trevos de retorno já existentes, a revitalização do pavimento, a implantação de passeios com acessibilidade e o aperfeiçoamento da sinalização viária.

 

 

O vice-prefeito e secretário Executivo do Programa de Mobilidade e Projetos Especiais, Mário Hildebrandt, diz que o trecho total da obra compreende uma distância de quatro quilômetros, entre a Rua Bahia e a Rua Tóquio. “Sobre a pista de rolamento dos veículos já existente será aplicada uma nova camada asfáltica com sete centímetros de altura. Por isso, o meio-fio das novas calçadas parece mais alto e fora do padrão. As equipes farão a recuperação do asfalto antigo e em cima dele irá essa nova camada. Ao final da obra, a rua oferecerá mais segurança e mais qualidade para os motoristas que precisam passar pela região”, destaca.

A grande novidade do projeto é o semáforo inteligente, recurso moderno e que auxiliará na mobilidade da localidade. A faixa central da Rua General Osório, que será implantada no trecho readequado, terá funcionamento parecido com a da Rua João Pessoa. A diferença é que no local haverá um semáforo que vai indicar para qual sentido o trânsito deve se deslocar nesta pista. Isso será feito com base na quantidade de carros que estiverem passando pela faixa, independente do horário. A assinatura da ordem de serviço da obra ocorreu em agosto de 2017, com tempo de conclusão estimado em 14 meses.

Por Karolina Bonin, da PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS