Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Obras de contenção da SC-108 são finalizadas em Guaramirim (SC)

 

 

 

 

Nesta sexta-feira (22/05/20), a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), fez a vistoria final das obras de contenção na SC-108, em Guaramirim (SC). O projeto contou com um investimento R$ 2.155.620,17 repassados pelo Governo Federal com apoio da prefeitura do município.

Foram realizadas contenções de encosta com muros de gabião, na parte inferior, e de crib wall, na área superior, sistema de drenagem e reconstrução da pista de rolamento. A execução da obras enfrentou grandes desafios, como a instabilidade inicial da encosta, a grande quantidade de material que precisou ser retirado (cerca de 13.574 m³, equivalente a 1.357 caminhões carregados), e os grandes índices pluviométricos que obrigavam a constante paralisação dos trabalhos.

 

 

A obra era cobrada da comunidade, que espera sua conclusão desde o dia 18 de fevereiro de 2019, quando um deslizamento destruiu 10 casas. Em abril do mesmo ano, o governo do Estado anunciou que o Ministério do Desenvolvimento Regional garantiu o repasse para a obra. Em julho, depois de vencidas as etapas burocráticas, é feito o anúncio da empresa responsável pelos trabalhos.

No dia 13 de agosto, o governador Carlos Moisés confirmou o início das obras depois de visitar o local. Dois dias depois, e 177 depois da tragédia, os trabalhos finalmente começaram. No fim do ano passado as obras foram prorrogadas e no começo de 2020, a defesa civil chegou a liberar uma faixa da SC-108 para tráfego. Mas uma chuva forte causou outro deslizamento no dia 5 de fevereiro e a rodovia ficou novamente interditada.

“Agora a preocupação é com a manutenção da segurança no local, sem novas invasões e com fiscalização constante pelos órgãos responsáveis”, comentou João Batista Cordeiro Júnior, chefe da Defesa Civil de SC. Segundo ele, foi realizada uma conversa com o prefeito do município para que o local seja regulamentado como área verde.

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top