Obra na Rua Paulo Kuehnrich tem novo prazo para ser concluída, em Blumenau

Em 2021, o rompimento de uma adutora abriu uma grande cratera na via. Os trabalhos foram interrompidos em outubro de 2023 e podem ser retomados nesta semana.

Foto (30/01/2023): especial / OBlumenauense

Uma boa notícia para quem utiliza diariamente a Rua Paulo Kuehnrich, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que a obra de macrodrenagem pode ser retomada nesta semana.

Os trabalhos pararam em outubro devido às enchentes e ao aumento do nível do rio Itajaí-Açu. Em decorrência dessa situação, as equipes que estavam trabalhando no local foram transferidas pela empresa vencedora da licitação para outras obras.

Foto (30/01/2023): especial / OBlumenauense

O sistema de macrodrenagem prevê a implantação de mais de 160 metros de nova tubulação, canalizando toda a água da chuva para o rio. A nova galeria estava com 75% da obra executada, e a etapa subterrânea é a que será retomada neste momento.

Além da solução de drenagem, a recuperação do pavimento e das calçadas afetadas também estão previstas. No entanto, essa parte ficará para o final, e a prefeitura estima que tudo possa ser entregue até o final de junho.

Galeria da Rua Paulo Kuehnrich, na Itoupava Norte, em Blumenau | Foto: divulgação / PMB

Relembrando o ocorrido, em 15 de março de 2021, o rompimento de uma adutora da rede de água na Rua Paulo Kuehnrich abriu uma grande cratera na frente da entrada da indústria Teka. Essa via é importante para o acesso a várias residências na região, e a circulação por ela ficou bastante complicada.

Foto: Marcelo Martins

Um ano depois, foi publicado o edital de licitação para iniciar a obra de macrodrenagem. Os recursos destinados para a recuperação faziam parte do programa Plano 1000, firmado durante a administração do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos).

Em julho de 2022, a prefeitura de Blumenau anunciou o início da obra de macrodrenagem na Rua Paulo Kuehnrich. No entanto, no mesmo ano, o Ministério Público de Santa Catarina recomendou a suspensão de novos repasses, alegando falta de transparência. Isso se deu porque parte dos recursos do Plano 1000 seriam pagos via PIX, já que os custos estavam abaixo do limite de R$ 5 milhões estabelecido para esse formato.

Foto: Eduardo Valente [SECOM/SC]
No dia 8 de agosto de 2023, o governador Jorginho Mello realizou uma reunião em Blumenau com os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale Europeu, que queriam um retorno sobre o repasse para terminarem as diversas obras que estavam paradas há sete meses. Cada prefeito teve uma reunião individual para abordar as demandas e necessidades de seus municípios.

Somente em Blumenau, havia pelo menos 18 ações pactuadas pelo Plano 1000, incluindo a construção de pontes, pavimentação de ruas e obras de contenção, sendo a macrodrenagem na Rua Paulo Kuehnrich uma delas. Será que agora vai?

Foto registrada em 2021