OBlumenauense fica em terceiro lugar na corrida de Kart da Imprensa

Kart-imprensa_27-02-16_04

 

No último sábado (27/02/16) aconteceu mais uma corrida de Kart da Imprensa de Blumenau. Desta vez foi no Kartódromo Internacional de Indaial, apesar do plano inicial prever de que seria realizado em Brusque. Mas a pista de lá foi desmontada para dar lugar à uma construção.

Em 2016, o site OBlumenauense participou da categoria Light através do colaborador João Paulo Taumaturgo (3º), que correu pela primeira vez de kart. E fez bonito, já que ficou entre os três primeiros, junto com Guilherme Puerari (1º) e Nilton Leitempergher (2º).  Na categoria Sênior, dos veteranos, os primeiros colocados foram os jornalistas Alexandre Pereira (1º), Fabricio Wolff (2º) e Rodrigo Pereira (3º).

O evento já é organizado há dois anos, mas agora oficialmente pelo Kart Clube de Blumenau, fundado no começo de 2016. Conversei com uma das pessoas envolvidas com a organização, o Cristiano Carlos Baifus, que é Coordenador executivo de comunicação na Câmara de Vereadores de Blumenau.

 

Kart-imprensa_27-02-16_03

 

OBlumenauense: Como foi a competição nesse final de semana?

Cristiano Carlos Baifus: Esse é o segundo ano que acontece a prova. O primeiro foi de testes, quando corremos em um grupo reduzido de 11 pessoas. Além dos participantes gostarem de automobilismo, em especial o Kart, o objetivo é criar essa sinergia com o pessoal da imprensa. A ideia deste ano foi ampliar. Para não deixar algo muito desnivelado, já que muitos correram o ano passado inteiro e tem mais habilidade, nós criamos uma categoria de acesso que é a light. A partir daí, convidamos mais pessoas da imprensa e envolvidas com a comunicação de Blumenau, para se juntar com essa patota de kart.

A ideia surgiu mesmo porque eu conheço o Fabrício [Wolf], que por sua vez tem o contato com o pessoal da imprensa. Foi assim que acabamos juntando esse grupo. Nesse ano nós fundamos o Kart Clube de Blumenau, que está na fase de organizar toda a documentação necessária. Pretendemos também criar um clube de serviços, de forma que seja um braço social e permita ajudar a sociedade de uma forma geral, com campanhas e ações sociais.

 

Kart-imprensa_27-02-16_05

 

OBlumenauense: Porque a corrida foi em Indaial?

Cristiano Carlos Baifus: A intenção inicial era realizar a corrida em Brusque mas o kartódromo de lá foi vendido, e será desmanchado para alguma construção. Por ser uma pista boa e segura, nós optamos pelo Kartódromo Internacional de Indaial. As outras etapas serão revezadas mensalmente entre as pistas do Kartódromo Internacional de Indaial e Ascurra. No total serão 10 provas, que acontecem todos os meses.

No sábado foi a primeira vez que o grupo competiu na chuva, uma peculiaridade que até então nunca tinha acontecido. Mas a corrida aconteceu de uma forma muito tranquila, ninguém se machucou, deu tudo certo. O João Paulo Taumaturgo foi para nós uma surpresa, já que nunca tinha corrido de kart, e representou muito bem a equipe do site OBlumenauense.

OBlumenauense: Quais os planos com o Kart Clube de Blumenau?

Cristiano Carlos Baifus: Nós encaminhamos projetos para algumas empresas privadas, para buscar patrocínio e também oficializar o clube de Kart. Acredito que até a próxima prova, teremos um patrocinador fixo para as etapas seguintes.

 

Kart-imprensa_27-02-16_01

 

OBlumenauense: Existe alguma data fixa por mês que acontecem essas corridas?

Cristiano Carlos Baifus: Nós procuramos seguir um calendário estabelecido no começo do ano, para facilitar a agenda de todos os participantes. Ontem choveu, mas logo parou e acabamos optando por realizar as provas. Mas se ela for cancelada, automaticamente acontece no final de semana seguinte. A corrida estava marcada para às 17h, mas acabou atrasando por causa da chuva e umas equipes do Paraná que já estavam correndo antes. Com isso, a primeira, que foi da categoria Sênior atrasou cerca de uma hora. Meia hora mais tarde, começou a prova da categoria Light.

OBlumenauense: Como são definidas essas duas categorias?

Cristiano Carlos Baifus: A única diferença é que a categoria Sênior correu todo o ano passado o que lhes dá uma certa experiência. Por isso nos preocupamos em separar pilotos inexperientes com os que já tem uma bagagem de provas.

Os três pilotos da categoria Light que terminarem o ano nas primeiras colocações, sobem para a Sênior. Enquanto isso, se o piloto que terminar em último na Sênior, desce para a Light. Assim nós conseguimos fazer uma corrida igualitária para todo mundo. O clima ajudou a Light neste sábado, que fez o percurso em um tempo bem menor do que a Sênior.

Na largada, todos devem ter 90 quilos por carro. Quem não tiver esse peso, é colocado algo no carro até atingir esse valor. Também é realizado o sorteio da largada dos karts, para não ter nenhum favorecimento.

 

Colocações nas diferentes categorias:

Light:

  1. Guilherme Puerari
  2. Nilton Leitempergher
  3. João Paulo Taumaturgo
  4. Augusto Ittner (Guto)
  5. Jandir Nacimento
  6. Everton Siemann
  7. Muriel Cabral

Sênior:

  1. Alexandre Pereira
  2. Fabricio Wolff
  3. Rodrigo Pereira
  4. Sandro Locatelli
  5. Rodrigo Estevan
  6. Cristiano Baifus
  7. Carlos
  8. Eduardo Bonononi (Bona)
  9. Eduardo Cunha (Dudu)
  10. João Paulo
  11. Thiago Schwaemmle