No Dia Mundial da Fotografia comemorado, nesta sexta-feira [19 de agosto] não podemos deixar de lembrar o nome de Heinz Schron — fotógrafo alemão, responsável por registros culturais e simbólicos, a partir de 1923, que sinalizaram o início do desenvolvimento no Vale do Itajaí.
O fotógrafo, Heinz Schron, residiu em Blumenau durante: 1923-1935 — depois de 65 anos, a família do ex-fotógrafo enviou todo o material feito quando morava com a família no Vale. De acordo com familiares de Schron, a doação do material foi uma forma de homenagear o município que os acolheu quando a Alemanha estava tomada com sérios problemas do pós-guerra — Autorretrato de Schron.
Relatos históricos…
Em uma matéria editada pela jornalista, Marilene Rodrigues em 2000, para o Jornal de Santa Catarina, sob o título: “O Vale sob a ótica de um alemão” encontrada no arquivo de recortes da Biblioteca Central da Universidade Regional de Blumenau (FURB), constata-se que em novembro de 2000, o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva recebeu como doação um acervo fotográfico composto por 150 fotografias em Lâminas de vidro, que mostram o Vale, entre: 1923-1935.
Segundo Rodrigues, as imagens foram feitas pelo fotógrafo Heinz Schron, um alemão que residiu em Blumenau durante esse período. O material ainda em perfeito estado de conservação chegou em Blumenau através da embaixada da Alemanha — as fotografias relatam um período de desenvolvimento no Vale do Itajaí.
A jornalista ainda relata que Schron chegou a registrar cenas características da época até na região do Alto Vale — através das imagens é possível ver emigrantes levantando as primeiras casas, o Centro e o porto, local onde desembarcavam as famílias vindas, principalmente da Alemanha e da Itália, além de imagens de caboclos e de índios.
A matéria conclui mostrando que a exemplo de outros imigrantes que escolheram o Brasil para fugir de uma Alemanha derrotada após a primeira grande guerra mundial, Schron e sua família vieram para cá em busca de uma nova vida, retornando para a Alemanha em 1935 e nunca mais retornaram.
“O Dia Mundial da Fotografia é celebrado no dia 19 de agosto em virtude da apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839.”
O material publicado faz parte da Dissertação de Mestrado, intitulada: Fotografia e Desenvolvimento Regional no Vale do Itajaí de autoria do jornalista e fotógrafo Julio Pollhein.
Confira a matéria que resgata os registros e a memória de Bernard Scheidemantel. Para acessar, clique aqui.