O novo Espaço Alternativo da Fundação Cultural de Blumenau

Fundacao-cultura_4-8-15_04

Cobertura: João Paulo Taumaturgo

Na noite desta terça-feira (4) foi inaugurado no subsolo da prefeitura antiga, atual Fundação Cultural de Blumenau, um pequeno espaço alternativo para a cultura em Blumenau. O local era usado como depósito e foi totalmente reformado. As paredes de tijolo foram o cenário para quadros, esculturas e a apresentação da banda Adorável Clichê. Depois, foi a vez de Mazinho encantar os presentes com algumas composições próprias.

Fundacao-cultura_4-8-15_01

Nessa primeira noite, estavam presentes o presidente da Fundação de Cultura de Blumenau Sylvio Zimmermann Neto , e Carlos Schrubbe, o diretor de cultura. João Paulo Taumaturgo esteve no local e conversou com Sylvio.

 

OBlumenauense: Qual a importância para os artistas desse novo espaço alternativo?

Sylvio Zimmermann Neto: É uma grande oportunidade para as bandas ou quem faz músicas autorais de boa qualidade se apresentarem. O espaço alternativo funcionará todas as terças-feiras e pretende ser uma plataforma, não digital, mas pessoal para quem produz arte e cultura mostrar seu trabalho.

Blumenau tem uma história muito grande na produção cultural desde o início da colônia. Naquela época tivemos desde banda até teatro. Por isso temos que valorizar todos esses grupos que fomentam a arte em nossa cidade. E esse espaço visa ser em pouco tempo, a principal plataforma de discussão cultural de Blumenau.

Fundacao-cultura_4-8-15_02

OBlumenauense: Como é que os músicos fazem para se apresentar aqui dentro?

Sylvio Zimmermann Neto: Nós fizemos dois editais de ocupação do espaço público. No primeiro edital escolhemos outros espaços, onde já temos 20 grupos. Envolvem desde grupos de dança e teatro, até áreas que abrangem música, cerâmica, pintura e desenho. São diversas linguagens artísticas e culturais, que poderão usufruir o espaço da Fundação Cultural.

Neste segundo edital, trabalhamos em um espaço alternativo, para ter um dia como hoje, onde um escultor expõe, outro trabalha com arte digital, temos um artista plástico haitiano e duas bandas tocando. É uma grande plataforma cultural que abre as portas para Blumenau,  em um lugar apropriado como a Fundação Cultural da cidade.

Fundacao-cultura_4-8-15_03

Fundacao-cultura_4-8-15_05