segunda-feira, 10 maio 2021
Início Eventos O jardim vencedor do casal Zwicker, no bairro Garcia

O jardim vencedor do casal Zwicker, no bairro Garcia

 

Por Claus Jensen, com fotos Marlise Cardoso Jensen

O aposentado Gerhard Victor Zwicker, de 83 anos, recebeu na manhã desta quinta-feira (15/03/18), o prêmio do Concurso Municipal de Jardins: carnê do IPTU 2018 quitado. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), a iniciativa tem como objetivo fazer com que Blumenau volte a ser chamada de Cidade Jardim.

 

 

Muitos desfiles da Oktoberfest já tiveram algumas das flores que vieram do jardim do casal Úrsula, de 81 anos, e Gerhard. Aliás, segundo eles, também forneciam para Floricultura Edelweiss, uma das primeiras de Blumenau. Eles lembraram da oportunidade em que um embaixador da Alemanha visitou Blumenau e as flores dadas à esposa dele vieram do jardim que cultivam com tanto carinho. O buquê tinha papoulas, margaridas, além de outras.

 

 

Não foi a primeira vez que o casal participou de um concurso. No último, há muito tempo atrás, eles ganharam um prêmio de participação especial. “Para nós, sermos escolhidos, é uma alegria que não tem palavras”, disseram os dois. Segundo o Sr. Gerhard, a foto do jardim divulgada nesta edição estava com apenas 10% de sua beleza. Os dois sempre cuidaram juntos do espaço, mas com o avançar da idade, contrataram uma pessoa que planta e revira a terra. O resto é com eles.

 

 

Na parte de trás da casa, chamam a atenção os belos antúrios. Aliás, as flores são divididas com hortaliças e verduras, já que o casal planta diferentes culturas no jardim. Ao serem questionados se irão participar do próximo concurso, foram enfáticos: “Mas com certeza! Nós gostamos de competir”

O Concurso Municipal de Jardins ocorreu no segundo semestre de 2017 e teve somente seis inscritos. Os participantes foram avaliados por três jurados que deram notas considerando critérios como diversidade de espécies, enquadramento paisagístico, beleza e vigor das plantas, entre outros. O jardim do casal Zwicker somou 26,4 pontos.

 

 

O plano é criar uma nova atração turística para Blumenau. Confira a avaliação do secretário da Seurb, Marcelo Schrubbe: “Essa foi a primeira edição dessa ação que pode ser ainda maior e faz parte do Programa Cidade Jardim. Podem participar empresas ao adotarem uma praça, também a comunidade se organizando para fazer limpeza de ribeirões, ou o cidadão quando faz seu papel do portão para dentro, através do concurso. Quem já cuida com carinho do jardim, deixa a cidade melhor, mais agradável e aconchegante. E pode ser mais que isso: tem potencial para virar uma atração turística. Assim como temos o circuito de casas em enxaimel visitado pelos turistas, podemos um dia ter um circuito de jardins. Esse concurso foi um embrião. Na próxima edição queremos fazer além da categoria de residências, abranger os condomínios.Esperamos uma participação e interesse ainda melhor, fazendo com que toda cidade ganhe”, finaliza.

 

 

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS