O AlertaBlu avisou na previsão do tempo de terça-feira (3), que haviam condições para a formação de um temporal. Umidade alta, nuvens, calor, tudo perfeito para mais uma de nossas conhecidas tempestades de verão.
Às 16h08min, o Epagri/Ciram emitiu um alerta meteorológico avisando que para as próximas 3h, estavam previstas pancadas de chuva com raios, risco de temporal e rajadas de vento de até 70km/h em todas as regiões de SC. O céu fechou, mas felizmente nada do que foi previsto aconteceu em Blumenau, baseado nos comentários de nossa fanpage.
Apenas no bairro da Glória, houve quem relatasse que teve chuva forte, trovões, mas também logo passou. Provavelmente o mesmo aconteceu em localidades próximas. No bairro Velha, também houve quem manifestou a presença de vento forte. Mas a maioria não registrou chuva. Se teve, foi pouca e breve.
De uma forma geral, rajadas de vento moderadas e trovejou. Melhor assim, a prefeitura ainda se esforça para arrumar os estragos do temporal que caiu na cidade no dia 8 de janeiro.
No entanto, durante a madrugada choveu bastante. As estações que mais registraram volume de chuva nas últimas 12h, foram as da Nova Esperança (bairro Fortaleza – 19,6mm), Vorstadt (Centro – 11,6mm), Ruy Barbosa (Garcia 10,6mm) e Araranguá (Garcia 7,6mm). Os dados são do sistema AlertaBlu, da prefeitura de Blumenau.
Já em Balneário Camboriú, a situação foi diferente e choveu bastante a ponto de alagar algumas ruas. Olhem só como ficou a frente do Balneário Shopping, na Avenida Santa Catarina.
Em Rio do Sul, o volume de água também tomou algumas ruas do centro.
Em Taió, foi registrada ventania e muita chuva, chegando também a alagar ruas do centro da cidade. Alguns moradores relataram queda granizo, mas por pouco tempo e de pequena proporção.
Veja as imagens que ouvintes da Rádio Educadora de Taió enviaram ao site da emissora.