terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioCulturaO azul poético invade a Vila Itoupava

O azul poético invade a Vila Itoupava

Com entrada gratuita, a abertura da série de concertos Vila EnCantos 2014 trará a Blumenau uma exposição com as obras da renomeada artista plástica Maria Salette Engels Werling, além dos concertos do Piano-Trio Açu e do violonista Filipe Burgonovo.

Maria-Salette-Engels-Werling_obra

A cor azul remete a lembrança de um céu sem nuvens, de um dia bonito de sol. Remete a safira, a turquesa, cor da beleza. O azul que se mistura ao verde da paisagem, ao amarelo da alegria, ao branco da lúdica paz, que lembra música e bons momentos. É com esse pensamento azul poético que o projeto Vila EnCantos abre a série de concertos de 2014. O primeiro evento do ano promete encantar os moradores da Vila Itoupava e região com apresentações especiais nos dias 7, 8 e 9 de abril, na Associação da Haco e com entrada gratuita.

Piano-TrioAcu

A série inicia no dia 7 de abril com a exposição da renomada artista plástica Maria Salette Engels Werling, com exposição de diversas obras, incluindo trabalhos feitos exclusivamente para o projeto Vila EnCantos e aos moradores da Vila Itoupava, das 8h às 20h. Já no dia 8, às 20h, a grande atração é o concerto do Piano-Trio Açu, formado por Helder Cadore (Piano), Nelly Péricas (Violoncelo), Lolita Ritzmann De O.Mello (Violino), que trará o que há de melhor em obras de música clássica, compositores sul-americanos e arranjos, especialmente criados para esta formação.

Felipe_Burgonovo

Na quarta-feira, dia 9, também às 20h, o encerramento da primeira série de concertos ficará por conta do talentoso violonista Filipe Burgonovo, destaque na cena catarinense na utilização de técnicas como tapping, drumming e harmônicos para atingir uma sonoridade única no violão.

“O que aconteceu no último ano em matéria de produção cultural na região norte de Blumenau de confirma que a série de concertos do Vila EnCantos já é uma realidade e um diferencial no estado. A maior parte da produção cultural blumenauense está situada na região central da cidade e o projeto procura produzir espetáculos de alto nível em outros locais – como a região norte” diz com entusiasmo o coordenador e idealizar do projeto, Carlos Schrubbe.

Mas as novidades não param por aí. A agenda de espetáculos confirmados para 2014 trará nomes renomados e apresentações especiais como o Show dos Velhos Camaradas, em maio; Fantasia para Un Gentil Hombre de Joaquin Rodrigo com o solista Renato Mor – violão – e a Orquestra da FURB; Obras de Bach, Pergolesi e Schütz com Vocal Consort Blumenauensis; Banda Pororoca; Judejo Música Pro Mundo; Vila Bossa Jazz e a montagem de uma ópera de Wolfgang Amadeus Mozart – Bastien und Bastienne; concerto do compositor e baixista Caio Fernando; entre outros. Para acompanhar os espetáculos e as notícias, curta a página do projeto no Facebook Vila EnCantos.

Programação de abertura da série de concertos Vila EnCantos

7 de abril, segunda-feira, das 8h às 20h (segue até o último dia do evento, 9 de abril)

Maria Salette Engels Werling – Natural de Taió, Santa Catarina. Participou de aproximadamente de 110 exposições coletivas e cerca de 30 individuais, suas obras fazem parte de acervos oficiais (MAB, MASC, MAJ, FURB, UNISUL, IBES) e particulares no Brasil e no exterior. Atualmente reside em Blumenau, onde exerce atividade como artista plástica. Maria Salette também trabalhou como arte educadora durante 28 anos. As obras, todas em acrílico sem tela, são apresentadas numa linguagem contemporânea. O trabalho que compõe esta exposição salienta as curvas do rio e dos caminhos em harmonia com a geometria do Vale. As cores e formas transcendem a realidade visual, possibilitando-nos uma viagem serena e reflexiva acerca da exuberância e importância da natureza.

8 de abril, terça-feira, às 20h

Piano-Trio Açu – O grupo foi criado em 2011, mas se apresentou oficialmente a partir de 2012. É formado por músicos blumenauenses, Helder Cadore (Pianista), Nelly Péricas (Violoncelo), Lolita Ritzmann De O.Mello (Violino), todos com um longo currículo artístico. No repertório, obras do período clássico, compositores sul-americanos e arranjos especialmente criados para esta formação.

Curiosidade: Piano-trio – piano e mais dois instrumentos -, era uma formação comum no período clássico quando se fazia música em casa. Grandes compositores, como Beethoven, por exemplo, escreviam arranjos das suas obras sinfônicas para piano-trio.

9 de abril, quarta-feira, às 20h

Filipe Burgonovo – Tocou na Camerata de Violões da FURB por dois anos sob a coordenação do professor Renato Mor. Em busca de outras formas de expressão, iniciou estudo e pesquisa em técnicas como Percussive Fingerstyle e Lap tapping. Utilizando técnicas como tapping, drumming e harmônicos para atingir uma sonoridade única. Tem como influências John Butler, Erik Mongrain, Andy Mckee entre outros.

Serviço:

Vila Encantos: 7, 8 e 9 de abril

Local: Associação da Haco (Rua Saxônia, s/número, Vila Itoupava, Blumenau/SC)

Entrada gratuita.

Saiba mais:

O Vila EnCantos é um projeto que promove a linguagem musical e a cultura geral, por meio de aulas individuais e em grupo; concertos gratuitos, saraus e apresentações em espaços diferenciados para os moradores do Distrito da Vila Itoupava e região. O projeto foi aprovado recentemente pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), contemplado com o valor de 263 mil reais nas diretrizes do artigo 18, que prevê 100% do recurso provido do imposto da empresa, com prazo de captação de dois anos.

Carlos Alexandre Schrubbe: iniciou os estudos de violão aos seis anos de idade. Formado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com licenciatura em Música, Schrubbe trabalhou por dois anos como professor na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Foi professor diretor do Centro Cultural da Vila Itoupava, onde aplicou projetos educacionais de música, dança e teatro em um espaço musicológico. Hoje é guitarrista do grupo Vila Bossa Jazz, dedica-se à pesquisa e performance bem orientada dos períodos barroco e clássico ao violão, é o idealizador do projeto Vila EnCantos, professor e ativista cultural no distrito da Vila Itoupava, em Blumenau – Santa Catarina

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS