sábado, 29 janeiro 2022
InícioClimaNuvens, aberturas de sol e temperatura máxima de 22°C vão marcar esta...

Nuvens, aberturas de sol e temperatura máxima de 22°C vão marcar esta quinta-feira (16)

Ponte Salto | Foto: Júlio Pollhein

 

Neste momento (11h33min), a temperatura em Blumenau é de 21,1°C; com previsão de não passar dos 22°C nesta quinta-feira (16/08/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 14,9°C. O rio Itajaí-Açu está com 66 cm e a umidade relativa do ar em 52,9%.

Presença e variação de nebulosidade em virtude da atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em níveis baixos e médios da atmosfera e da circulação marítima. Ainda assim, algumas aberturas de sol auxiliam na elevação da temperatura, deixando a tarde mais amena. Ventos sopram com fraca intensidade preferencialmente de sudeste.

Santa Catarina – No Oeste e Meio-Oeste, ensolarado. Nas demais regiões, muitas nuvens a encoberto pela manhã, com sol no decorrer do dia. Temperatura mais elevada no oeste, com vento sudeste a nordeste no interior, e de sul a sudeste no litoral, fraco a moderado. Sistema de alta pressão (massa de ar frio) com centro no litoral sul do Brasil.

 

Sexta-feira (17)

Blumenau – O sistema de alta pressão posicionado a leste de Santa Catarina favorece o deslocamento de umidade do mar para o Vale do Itajaí. Assim, a sexta-feira fica com tempo instável, com muita nebulosidade e períodos de melhoria se alternam com chuva fraca e isolada a qualquer momento. Por conta da grande cobertura de nuvens a temperatura não varia muito, com mínima entre 14 e 16°C e máxima entre 17 e 19°C. Ventos de sudeste com fraca intensidade.

Santa Catarina – Predomínio de sol, com tempo mais aberto do oeste ao sul. No norte do Estado, períodos de maior nebulosidade. No Litoral Norte, chuva fraca e isolada no início e final do dia. Nevoeiros ao amanhecer e temperatura mínima em declínio, principalmente nas áreas mais altas do Estado, mas aumenta durante o dia. Condição de geada no Planalto Sul. Vento nordeste no interior, e de leste a nordeste no litoral, fraco a moderado. Sistema de alta pressão no mar, mais afastada da costa, influenciando o sul do Brasil.

 

Sábado (18)

Blumenau – O tempo permanece instável devido ao transporte de umidade do mar para o continente. No decorrer do dia, céu nublado, poucos e curtos períodos de abertura de sol e condição para chuva fraca e isolada na madrugada e, posteriormente, à noite. Mínima variando entre 14 e 16°C e máxima entre 18 e 20°C. Ventos de sudeste com fraca intensidade.

Santa Catarina – Sol com poucas nuvens e nevoeiros ao amanhecer. No Litoral Norte, maior nebulosidade no início do dia. Temperatura baixa na madrugada, com geada no Planalto Sul, e elevada durante o dia. Vento nordeste, fraco a moderado.

 

Domingo (19)

Blumenau – Chove fraco e de forma isolada na madrugada, ainda por conta dos ventos úmidos que sopram do mar. Porém, no decorrer do dia a condição para chuva vai diminuindo e o sol volta a aparecer entre muitas nuvens. A mínima fica entre 14 e 16°C e a máxima oscila dos 20 aos 22°C.

Santa Catarina – O tempo continua com sol e ocorre o aumento da nebulosidade em todas as regiões. No oeste, chuva no final do dia, devido à aproximação de nova frente fria. Temperatura em elevação, vento nordeste a noroeste, moderado com rajadas mais intensas.

 

Segunda-feira (20)

Blumenau –  Com a passagem de uma nova frente fria o tempo fica instável, com muitas nuvens e condição para pancadas de chuva. A temperatura mínima oscila entre 14 e 16°C, enquanto a máxima não passa dos 22°C.

Santa Catarina – Do oeste ao sul, chuva pela manhã e à noite, com aberturas de sol à tarde, devido à passagem da frente fria. Nas demais regiões, chuva no decorrer do dia. Temperatura em declínio, vento sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas.

 

Tendência para SC, entre 21 a 30 de agosto de 2018

Permanece a condição de chuva entre os dias 21 e 22 de agosto. A chuva retorna ao Estado no final do período, entre 28 e 29, por atuação de outro sistema frontal. Em ambos os períodos, indicativo de chuva mais significativa no leste do Estado. As temperaturas ficam mais elevadas na maior parte período, com atuação de massa de ar frio nos últimos dias do mês.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS