Número de mortes ultrapassa 40 devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Blumenau inicia nesta sexta-feira (8/09) uma campanha para arrecadação de doações. Saiba os locais para entrega e os itens mais solicitados.

Rio Taquari, que dá nome ao Vale mais atingido pelas cheias | Foto: Defesa Civil do Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Blumenau inicia uma campanha para arrecadar donativos destinados a alguns dos 83 municípios do Rio Grande do Sul afetados pela passagem de um ciclone extratropical. Dentre esses, 22 já decretaram situação de emergência. A região do estado mais castigada é a do Vale do Taquari.

A partir desta sexta-feira (8/09/23), diversos pontos em Blumenau estarão recebendo donativos, como água potável, roupas de cama, materiais de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, entre outros. Em uma semana, ou seja, no dia 15, as doações serão transportadas de caminhão ao estado vizinho.

Confira onde você pode deixar as suas doações:

  • Setor 1 do Parque Vila Germânica – das 8h às 18h (todos os dias)
  • 23° Batalhão de Infantaria – das 8h às 17h (todos os dias)
  • 10° Batalhão da Polícia Militar de Blumenau – das 13h às 19h (dias úteis)
  • 3º Batalhão de Bombeiros Militar – 13h às 19h (dias úteis)

A maior tragédia climática do Rio Grande do Sul

De acordo com a última atualização do Governo do Rio Grande do Sul, até as 19h desta quinta-feira (7), 41 pessoas morreram em decorrência da tragédia, e há 10 mil desalojados. Além das chuvas intensas, houve queda de granizo e fortes vendavais.

Os eventos climáticos foram classificados como desastres de Nível 3 (grande porte) devido à destruição de moradias, casas e pontes, sem mencionar os danos humanos, materiais e ambientais. Estima-se que 120 mil moradores tenham sofrido prejuízos com a tragédia que assolou o território gaúcho.

No Vale do Taquari, as cidades mais afetadas foram Roca Sales e Muçum, ambas com danos estruturais significativos em prédios públicos, moradias e comércios. As duas também tiveram as maiores perdas humanas.

Conforme a atualização mais recente, o maior número de mortes foi registrado em Muçum (15), Roca Sales (10), Cruzeiro do Sul (4), Lajeado (3), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Encantado (1), Imigrante (1), Mato Castelhano (1), Passo Fundo (1) e Santa Tereza (1).

Ainda existem 25 desaparecidos: em Muçum (9), Arroio do Meio (8) e Lajeado (8).