sábado, 25 setembro 2021
InícioGeralNúmero de aposentados com menos de 60 aumenta no Sul

Número de aposentados com menos de 60 aumenta no Sul

Foto: Creative Commons

 

Por Jalila Arabi

O número de aposentados da região Sul com menos de 60 anos de idade em 2015 superou em quase dois pontos percentuais o de 1992, passando de 3,1% para 4,9%. A informação é de um estudo divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que mostra que a aposentadoria precoce está causando impacto no setor previdenciário.

 

O número de beneficiários com 60 anos ou mais também cresceu na região, passando de 5,5% em 1992 para 12,8% em 2015. De acordo com o estudo, um fator que pode ter influenciado esse aumento é a expectativa de vida do brasileiro, que vem subindo a cada ano. A média nacional foi de 75,8 anos em 2016 – em 1940, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 45,5 anos. “Isso é um ponto muito positivo, porque foi uma conquista social, conquista do povo brasileiro em conseguir ter uma expectativa de vida maior”, comenta o especialista em finanças Marcos Melo.

Santa Catarina foi o estado campeão no ano passado, superando a média nacional, com expectativa de 79,1 anos. Porém, o coordenador de Previdência Social e um dos autores do estudo, Rogério Nagamine, acredita que é preciso ter cautela com o envelhecimento acelerado da população. “O envelhecimento já está tendo impacto e isso implica a necessidade de ajustes”, diz.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS