Nugali vai investir R$ 10 milhões em nova fábrica que será abastecida por energia renovável

Mudas de cacau na estufa em enxaimel | Foto: Silvio Klotz

 

 

 

A preocupação com a sustentabilidade e o cuidado com a produção de qualidade motivaram a Nugali, de Pomerode (SC), a investir em um novo parque fabril. E uma das inovações do espaço, que já está em operação, é a instalação de placas fotovoltaicas capazes de suprir todo o consumo da empresa. Com o equipamento, a fábrica é abastecida por energia solar, se tornando uma das pioneiras na região neste modelo. O investimento total no local foi de aproximadamente R$ 10 milhões. A marca catarinense de chocolates foi também a primeira no Brasil a produzir no formato bean-to-bar.

Além do compromisso com o meio ambiente, a nova unidade ainda tem o intuito de se tornar um atrativo turístico. Isso porque fica localizada na localidade conhecida como Rota do Enxaimel, e utiliza materiais e técnicas construtivas típicas da região. O projeto iniciou em 2013 e contou com orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A expectativa é que nos primeiros meses de 2020 o local seja aberto para visitações.

 

Mudas de cacau na estufa em enxaimel | Foto: Silvio Klotz

 

“Investimos em uma fábrica que pudesse acompanhar o crescimento da marca, seguindo o padrão de qualidade de produção e que também demonstrasse nosso respeito pelo meio ambiente e preocupação com a sustentabilidade. Mas a nova unidade não traz apenas isso. Através das visitações, o público poderá conhecer mais sobre os produtos e processos de fabricação, do cacaueiro ao tablete, e entender melhor nossos diferenciais”, afirma Ivan Blumenschein, diretor de produção da Nugali.

A fábrica fica Rua Testo Alto, 4848, bairro Testo Alto, em Pomerode (SC). No momento, o local ainda não está recebendo visitantes.

 

 

Sobre a Nugali

Pioneira na fabricação bean-to-bar no Brasil, Nugali fabrica inteiramente seu chocolate, das amêndoas de cacau ao produto embalado. Sempre com foco na qualidade do produto, a empresa de Pomerode comemorou 15 anos em 2019.

Trabalha com os melhores cacaus Brasileiros e possui uma linha com cerca de 40 produtos. Oferece 14 variações de tabletes, indo do tradicional Ao Leite até o 80% Cacau de origem única, incluindo crocantes de açaí e cupuaçu e sabores que valorizam ingredientes de regiões específicas do país. Já teve diversos produtos premiados em competições internacionais.

A linha conta ainda com bombons, dragées (amêndoas, macadâmias, cacau e café cobertos com chocolate), bebidas quentes e formatos diferentes, como Katzenzungen e Joaninhas de chocolate ao leite.