Núcleo de Atenção ao Ostomizado promove roda de conversa sobre o câncer colorretal

A expectativa é reunir cerca de 100 pessoas no encontro, que acontece na próxima quarta-feira (29/03) no Auditório do Centro de Saúde Rosânia Machado.

Foto: Freepik

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o câncer colorretal, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Núcleo de Atenção ao Ostomizado (NAO), promove uma roda de conversa para esclarecer dúvidas sobre o assunto com o médico oncologista Omar Machado Filho. O encontro acontecerá na próxima quarta-feira, dia 29 de março, no Auditório do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, a partir das 15h. O evento é aberto à comunidade e gratuito.

Janete Wagner, organizadora do evento e coordenadora do Núcleo, diz que a expectativa é de reunir cerca de 100 pessoas, entre ostomizados, seus familiares e pessoas da comunidade. “A ideia é esclarecer as dúvidas dos participantes e conscientizar sobre a importância da prevenção”, enfatiza Janete.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens, após o câncer de próstata e de pulmão; e o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.

Em Blumenau são diagnosticados, em média, 100 novos casos de câncer colorretal por ano.

Marcelo Lanzarin, secretário de promoção da saúde, orienta que a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento. “Por isso, esse tipo de iniciativa de esclarecimento e conscientização a respeito da doença, promovida pela equipe do NAO, é de extrema importância. Esse tumor se origina a partir de um pólipo adenomatoso em 90% dos casos que, ao longo dos anos, sofre alterações progressivas em suas células e pode evoluir para o câncer. Então, ter informações a respeito da doença faz com que o paciente consiga se antecipar e prevenir”, finaliza.

Com informações de Elaine Malheiros, da SECOM/BNU