Novos redutores de velocidade entram em funcionamento na praça de pedágio de Garuva (SC)

Cada um dos equipamentos monitorará uma faixa de passagem expressa, distribuídos igualmente entre os sentidos norte e sul.

Foto: divulgação

A partir desta segunda-feira (6/11/23), a Polícia Rodoviária Federal e a concessionária Arteris Litoral Sul implementam medidas para reforçar a segurança na praça de pedágio de Garuva, na BR-101. Quatro novos redutores de velocidade entram em funcionamento, direcionados para fiscalizar as faixas de passagem expressa e registrar imagens de veículos infratores.

O limite de velocidade permitido na praça de pedágio é de 40 km/h, mas frequentemente esse limite é desrespeitado por alguns motoristas. A introdução da fiscalização automática tem como objetivo primordial aumentar a segurança tanto dos colaboradores da concessionária quanto das pessoas que transitam a pé pelo local. Além disso, espera-se melhorar o reconhecimento das tag’s (dispositivos de pagamento automático), reduzindo casos de não reconhecimento de veículos e evasões de pedágio.

Cada um dos quatro equipamentos monitorará uma faixa de passagem expressa, distribuídos igualmente entre os sentidos norte e sul. A sinalização de velocidade máxima de 40 km/h já foi devidamente instalada, acompanhada por placas de 80 km/h, localizadas cerca de 200 metros antes da praça, e de 60 km/h a aproximadamente 100 metros do local de cobrança. É importante destacar que todos os equipamentos passaram pela aferição do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), garantindo a precisão e confiabilidade das medições.