Novos membros do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) tomaram posse

diretoria-cm_juventude_6-12-16_04

 

Fotos: João Paulo Taumaturgo

Às 9h desta terça-feira (6/12/16), iniciou a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), que integrarão o biênio 2015-2017. O evento aconteceu no Salão Nobre da prefeitura de Blumenau e contou com a presença dos jovens integrantes do Programa Adolescente Aprendiz, vinculado à Fundação Pró-Família.

O CMJ é um órgão colegiado consultivo, de caráter permanente e vinculado ao gabinete do Prefeito. Seu objetivo é garantir o controle social e a participação popular no planejamento, discussão, elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas voltadas à juventude no município, sendo que hoje mais quatro entidades passam a fazer parte do Conselho.

 

diretoria-cm_juventude_6-12-16_03

 

O prefeito Napoleão Bernardes esteve presente e destacou a importância da representatividade jovem na democracia. “A juventude constrói no dia a dia as ações que se percebem e se querem para o futuro”, salientou. Ele lembrou as políticas públicas voltadas aos jovens, como o Programa Entra21, que forma jovens especializados em tecnologia da informação, além da iniciação esportiva e paradesporto, bem como ações que incentivam o empreendedorismo nas escolas e atividades culturais, como o resgate do festival Rock na Rua.

joao-vitor-krieger_6-12-16aO vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, João Vitor Krieger; conversou com seu xará, João Paulo Taumaturgo, que participou do evento.

OBlumenauese: Qual foi o objetivo da eleição de hoje?

João Victor Krieger: A lei que constitui o conselho foi alterada na metade desse ano, e com isso foram incluídas 9 cadeiras. Desde o início temos algumas cadeiras vagas na sociedade civil e sempre tivemos o desejo de terminar a gestão com elas preenchidas, deixando o CMJ mais representativo. Nós temos somente mais seis meses de gestão, mas que serão importantes. Considerando a conferência municipal por exemplo, podemos ter algum tipo de articulação com secundaristas e universitários.

OBlumenauese: Como funcionam as atividades do conselho?

João Victor Krieger: São reuniões mensais, mas tem comissões que fazem algumas realizações especiais, como as de eventos e eleições. Nós tínhamos um cronograma simples de atividades planejadas, que começou na pesquisa, a conferência de hoje, alguns eventos intermediários, o Pacto pela Juventude e agora a conferência. Nós dividimos as tarefas entre os conselheiros e delegamos para quem melhor pode resolver essas articulações.

 

Novos membros

  • ABC Ciclovias
    • Titular – Bruno Wilwert Tomio
    • Suplente – Sheila Hempkemeyer
  • Comissão do Jovem Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Blumenau – OAB
    • Titular – Bruno Luiz Andreani Petters
    • Suplente – Bruno Louis Pabst Wanke
  • Meio Acadêmico de Instituições de Ensino Superior com Sede no Município – DCE Luís Travasíos – UFSC
    • Titular – Aléxia Dell Masso Paternese Guimarães Pereira
    • Suplente – Paola Stéfany Mass
  • Ensino Secundarista de Instituição com Sede no Município – Escola Barão do Rio Branco
    • Titular – Felipe Butzke Dallacorte
    • Suplente – Victor Eduardo Selenko