Texto: Julia Voigt
O final da semana será movimentado na Rede Estadual de Ensino em todo o Estado. Nesta quinta (26) e sexta-feira (27), cerca de 1.090 escolas realizam as votações para definir os novos diretores em cada unidade. Em Blumenau, 26 Escolas Estaduais participam do processo, que abrange ao todo 39 unidades vinculadas à Gerência Regional de Educação.
Em Blumenau, as votações acontecem na quinta-feira, 26. Já nas cidades de Gaspar, Ilhota, Luís Alves e Pomerode o processo acontece na sexta, dia 27. O horário para votar inicia às 8h e segue até às 21h em todas as unidades. Alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, pais ou responsáveis (um representante por família) e profissionais da educação, assim como os servidores da unidade, podem participar do processo de escolha do Plano de Gestão Escolar.
Os resultados serão conhecidos já no dia da votação, após a conferencia da Comissão Escolar e da Mesa Receptora dos votos. O autor do Plano de Gestão escolhido assume a direção da escola no início do próximo ano letivo, dia 4 de janeiro de 2016.
Plano de Gestão Escolar
O Plano de Gestão Escolar é o documento, que define os rumos da unidade durante os próximos 4 anos – período de cada gestão. Assim, o autor do Plano mais votado será o diretor da escola e terá que cumprir o que está no papel.
“O Plano de Gestão Escolar é documento fundamental no sentido de planejar a priori a gestão, de submetê-lo à apreciação da comunidade em processo democrático de escolha de direção de escola. Pela primeira vez depois de muitos anos teremos a seleção dos diretores por meio da escolha do Plano de Gestão Escolar. Queremos melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido nas escolas e, para isso, contamos com o apoio e voto de toda comunidade escolar”, comenta o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.
Para participar da seleção, os profissionais da educação que atuam nas escolas e interessados em ser diretor tiveram um ano de trabalho intenso na área de gestão. O primeiro passo foi fazer um curso de Gestão Escolar e, posteriormente, elaborar o seu próprio Plano, com as ações e os trabalhos propostos para os próximos 4 anos na unidade escolar.
Os projetos inscritos passaram pela análise da comissão regional, que observou, principalmente, se o plano atende aos requisitos obrigatórios expostos em decreto. Na sequência, os planos foram avaliados pelo grupo de consultores selecionados pela Fundação de
Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) para receber sugestões e recomendações de aprimoramento, caso necessário. A partir daí iniciou-se o processo de defesa pública direcionando, assim, a última e decisiva etapa: a votação.
Secretaria Regional de Blumenau