Circula nas redes sociais um áudio com informações falsas repassadas por um suposto Guarda de Trânsito da cidade de Blumenau, em conversa mantida com um familiar, supostamente um primo. No áudio, o homem relata diversas informações inverídicas sobre a utilização de 94 câmeras e o trabalho que seria realizado pelas forças de segurança como Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Polícia Civil, com o intuito de arrecadação de dinheiro por meio de multas de trânsito.
Sobre as informações, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), esclarece que o novo sistema de câmeras instaladas na cidade consiste em equipamentos que farão parte do sistema da Central de Controle Operacional (CCO).
Segundo a prefeitura, o objetivo do sistema é realizar um monitoramento moderno e mais eficiente nas vias municipais com melhores condições para controlar o trânsito e reduzir o número de acidentes. É a tecnologia à favor da vida e da mobilidade urbana. Todo o sistema engloba câmeras de monitoramento, semáforos adaptativos, softwares, Central de Tráfego em Área (CTA), leitores de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), talonários eletrônicos, instalação de faixas elevadas, sistema de Detecção Automática de Incidentes (DAI), pontos de informações / totens, entre outros.
Todos equipamentos voltados para a melhoria do trânsito da cidade. Ou seja, os novos equipamentos não têm a função de monitorar para aplicar penalidades aos motoristas que trafegam nas vias, mas sim para melhoria do tráfego e da segurança dos blumenauenses. A prefeitura informa ainda que está trabalhando na identificação do servidor e analisando uma possível responsabilização pela disseminação de informações falsas.
O esclarecimento foi divulgado por Lairto Leite, da Secretaria de Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb).