domingo, 5 dezembro 2021
InícioGeralNovo Roteiro de Natureza atrai olhares para a região da Nova Rússia

Novo Roteiro de Natureza atrai olhares para a região da Nova Rússia

Nova_Russia

Região da Nova Rússia é conhecida pelas belezas naturais e ganha roteiro turístico sustentável.

Blumenau é muito conhecida pelo cultivo da cultura germânica, mas também chama a atenção por suas belezas naturais. Numa grande área da região sul da cidade, a Nova Rússia, ainda sobrevive um significativo fragmento da Mata Atlântica, que faz parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Para que essa área fosse explorada de forma organizada por meio do turismo sustentável, a Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica renovaram seu Roteiro de Natureza, fazendo com que seu itinerário leve o visitante até a entrada do Parque Nacional.

A Nova Rússia já é conhecida pelos blumenauenses por suas piscinas e recantos naturais, à beira do Ribeirão Garcia. O rio de água limpa e pura abastece a ETA III, estação que produz 400 litros de água tratada por minuto, ponto de início do novo Roteiro. O trajeto, com pouco mais de 10 quilômetros e um total de oito atrativos, conta com três recantos naturais, uma empresa local de produtos em conserva, um café colonial, uma pousada e um eco museu, além de parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí pertencente ao município.

Os atrativos

Os recantos naturais ficam à beira do Ribeirão Garcia e são os atrativos mais tradicionais da Nova Rússia. O Recanto Silvestre é atualmente o mais antigo da região e já foi palco de diversos casamentos. O Recanto Arno Schmidt fica às margens de piscinas naturais impressionantes. O Recanto Paraíso do Miguel conta com campo de futebol e oferece almoço caseiro feito em fogão a lenha. Os recantos funcionam o ano todo, inclusive durante o inverno, e contam com serviços de bar e restaurante e com infraestrutura para que o visitante passe o dia.

A Conservas Vivi é empresa familiar com mais de 10 anos e sempre teve sua sede na Nova Rússia. Produzindo mais de 1.500 vidros de conserva por dia, oferece grande variedade de produtos com valor reduzido ao visitante. O Rancho do Willy é o local ideal para que os quitutes mais tradicionais e caseiros sejam saboreados. A Pousada Rio da Prata promove expedições monitoradas aos inativos túneis da Mina da Prata e a diversas trilhas do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Também está localizada à beira do rio e oferece hospedagem em chalés individuais.

Há menos de um quilômetro da charmosa pousada fica o Eco Museu Dr. Agobar Fagundes. No Brasil, existem apenas outros sete eco museus, que operam de forma muito diferente dos museus convencionais. Seus objetos de exposição são a própria flora, fauna e população locais e seus salões são trilhas no meio da mata e o leito do rio que corta a propriedade. Sua forma de preservar a cultura local e o meio-ambiente é observá-los e estudá-los em sua forma primitiva, promovendo e estimulando o desenvolvimento de estudos sobre os valores culturais, práticas e símbolos de identidade social da comunidade local.

O Parque Nacional da Serra do Itajaí protege aproximadamente 57 mil hectares de florestas, a maior área contínua de Mata Atlântica do estado, que envolve nove municípios: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. É em Blumenau a principal área de uso público do Parque, com destaque para as trilhas do Morro do Sapo e da Chuva. Além das trilhas, o visitante pode participar de atividades recreativas, de sensibilização ambiental, interpretação e observação de vida silvestre.

As visitas

O Roteiro de Natureza foi organizado e impresso para que o visitante possa ser seu próprio guia. O mapa da região traz a indicação dos atrativos e seus dados completos, dispostos de forma simples e intuitiva. O Parque Nacional da Serra do Itajaí atende apenas sob agendamento, assim como o Eco Museu Dr. Agobar Fagundes. Nos dias de semana, o Rancho do Willy também funciona apenas por encomenda. O Roteiro e as informações completas sobre cada atrativo podem ser encontrados no site da Prefeitura Municipal de Blumenau, clicando aqui.

via PMB | Texto: Ana Matesco

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS