Emerson Antunes tem 36 anos e é formado em Direito e Jornalismo. Já foi diretor do Procon de Blumenau.
Texto: Fabrício Wolff
O novo presidente da Companhia Urbanizadora de Blumenau, Emerson Antunes, eleito pelo Conselho de Administração da empresa de economia mista, coloca como grande desafio de sua gestão o aumento da gama de serviços oferecidos à municipalidade. A situação financeira da URB também preocupa e para levantar o real momento econômico o presidente determinou a abertura de uma completa auditoria interna contábil e financeira. Além disso, promoverá o corte de despesas de custeio. Cerca de 40 veículos locados serão devolvidos. Emerson Antunes tem 36 anos e é formado em Direito e Jornalismo. Já foi diretor do Procon de Blumenau.
“É necessário promover um grande enxugamento da máquina para que a URB consiga enfrentar as dificuldades financeiras pelas quais passa”, ressaltou Antunes. Segundo ele, está sendo instaurada uma comissão de auditagem que contará com quatro integrantes da Urbanizadora e um da Prefeitura, maior acionista da empresa. Ela será responsável por apresentar um ‘raio x’ da companhia em até 30 dias. A auditoria se estenderá até mesmo ao almoxarifado, como forma de obter total controle dos materiais que entram e saem do setor. “A partir daí teremos mais elementos para saber qual o tamanho dos cortes necessários”, afirmou. Porém, de antemão sabe que é necessário otimizar os serviços e cortar despesas. Antunes disse que fará o que for preciso para fazer a URB funcionar bem sem prejuízos ao final do mês.
A devolução de veículos locados é um exemplo do que pode ser feito para cortar despesas, mas o enxugamento deverá ir além. “É preciso otimizar processos que garantam eficiência com menor custo”, asseverou. Entre os objetivos planejados pelo novo presidente eleito, estão o aumento da gama de serviços oferecidos, da efetividade de serviços de manutenção como tapa-buracos em pista de rolamento, conserto de passeio público, capina e roçada. Antunes também quer estreitar os laços da URB com a comunidade. “Queremos comunicar as pessoas quando vamos fazer um serviço em sua rua, como forma de evitar transtornos ou reclamações”, diz, lembrando que cada intervenção dos trabalhadores da companhia é em benefício da cidade, ainda que possa ocasionar um pouco de barulho ou obstáculo. “É um pequeno incômodo para um grande benefício, afinal todos querem sua rua em dia”, observou.
via PMB