Novo complexo turístico com plataforma suspensa de aço e vidro em Balneário Camboriú (SC)

A aposta da empresa vencedora da licitação foi alta, já que só para ter direito de usar a área, irá pagar R$ 62 milhões ao Município.

Foto: divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú (SC)

Na manhã desta segunda-feira (11/09/23), o prefeito Fabrício Oliveira, de Balneário Camboriú (SC), assinou o Contrato de Concessão de Direito de Uso do Complexo Turístico Morro do Careca. A concessão assinada pelos representantes da empresa vencedora da licitação, Volare Empreendimentos Turísticos LTDA, dar o direito de explorar o local pelos próximos 20 anos. A aposta da empresa foi alta, já que só para isso, irá pagar R$ 62 milhões ao Município.

Foto: divulgação

A área total concedida é superior aos 28 mil m², sendo 700 m² passíveis de edificação. Mesmo sob concessão, a empresa deve permitir o acesso livre e gratuito ao complexo para transeuntes e atletas de voo livre individual.

Entre as atividades autorizadas na área concedida, estão: voo livre comercial, quiosques, transfer até o topo do complexo, restaurante panorâmico, esportes de aventura, mirantes, passarelas, observatórios, ecoturismo, estacionamento, comércios (de gêneros alimentícios, bebidas, souvenir, fotografias), e outras atividades relacionadas ao turismo, preservação ambiental, educação, esporte e entretenimento, mediante prerrogativas indicadas pelo Município.

Foto: divulgação

A empresa já anunciou alguns equipamentos e atrativos turísticos no local, como rampa de voo livre, museu do voo livre, arquibancadas para observação, transporte funicular, centro de visitantes, uma plataforma suspensa de aço e vidro, além de um brinquedo giratório suspenso. O valor do investimento no complexo, assim como uma previsão de entrega, ainda não foram informados.

“Este será mais um equipamento de qualidade, conjugando a beleza natural e a preservação ambiental com aquilo que a cidade oferece. Será um equipamento moderno, com inovação tecnológica, mostrando nossas belezas naturais. O poder público e iniciativa privada se unem com o propósito de crescer preservando o que temos de mais valioso: o meio ambiente”, salientou o prefeito Fabrício Oliveira. Apesar da afirmação, boa parte desse meio ambiente será destruído para a construção da atração.

Enquanto Balneário Camboriú e Pomerode atraem investidores, Blumenau não consegue emplacar a área do antigo Restaurante Frohsinn e do Centro de Convenções no Parque Vila Germânica. O projeto da Mercado Público também empacou. Fica o questionamento do porquê as coisas acontecerem nessas duas cidades do Vale do Itajaí, uma delas fica ao lado.

Foto: divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú (SC)

O Complexo

O Complexo Turístico Morro do Careca engloba uma elevação montanhosa com cerca de 158 mil m², sendo composto por áreas públicas e privadas, tendo seu cume, uma altitude de 104 m acima do nível do mar.

Localiza-se no extremo norte do município de Balneário Camboriú, divisa com Itajaí, sendo limitado, em sua grande maioria, pelo Oceano Atlântico, o que envolve a Praia dos Amores, a Praia do Buraco e a Praia Brava.

Dispõe de cobertura florestal do tipo Mata Atlântica, mirante, rampa ou área de decolagem para prática de esportes de aventura, lanchonete, lojinha de souvenires, banheiros, estacionamento e acesso com vias asfaltadas.

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Foto: divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú (SC)